Após a morte de quatro pessoas que estiveram presentes no evento “Feijoada do Rosa”, na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio, em Campinas (SP), causada por febre maculosa, a doença voltou a ter visibilidade no país. Ela é causada pela picada do carrapato estrela, transmissor da bactéria do gênero Rickettsia.
As vítimas da enfermidade nos últimos dias foram Evelyn Santos, de 28 anos; Mariana Giordano, de 36; Douglas Costa, 42; e uma adolescente de 16 anos. Todas elas morreram dias depois de terem participado da festa, no distrito de Joaquim Egídio. A causa das quatro mortes foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.
Devido ao surto da febre maculosa na Fazenda Santa Margarida, os eventos estão suspensos no local até que a administração apresente um plano de contingência ambiental e de comunicação. Em nota, a fazenda disse que está à disposição das autoridades competentes, e que sempre age de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária.
O que é febre maculosa?
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato estrela.
A enfermidade causa febre alta, podendo apresentar formas clínicas leves e graves, com elevada taxa de letalidade. Por isso, é importante estar atento, uma vez que ela pode ser confundida com outras doenças.
No interior de São Paulo, há duas espécies da bactéria causadora da doença. Até o momento, os municípios de Campinas e Piracicaba (SP) são os que apresentam o maior número de casos registrados da doença. Isso desde 1980, quando ela foi detectada pela primeira vez.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas leves e graves da doença são:
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
Quem são os transmissores?
Ao contrário de outras doenças, a febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa. Como foi falado anteriormente, ela é causada pela picada do carrapato estrela, mas também há outros vetores responsáveis pela transmissão da doença. São eles: os equídeos, roedores como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) e marsupiais como o gambá (Didelphis sp).