publicidade
publicidade
Saúde

Exame para identificação do Zika vírus é obrigatório para as gestantes em Alagoas

O teste rápido para a detecção do Zika vírus será obrigatório para todas as gestantes alagoanas durante o período de pré-natal

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 08:14


publicidade
publicidade
publicidade
Imagem Ilustrativa (Crédito: Reprodução/WEB)
Imagem Ilustrativa (Crédito: Reprodução/WEB)

Alagoas – O teste rápido para a detecção do Zika vírus será obrigatório para todas as gestantes alagoanas durante o período de pré-natal. O exame estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios do Estado, conforme protocolo criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Para assegurar que todos os municípios disponham do teste, as Secretarias Municipais de Saúde devem solicitar à Sesau os kits do tipo IgM/IgG (que são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor). Para isso, basta acessar o Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) e, em seguida, se dirigir ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), no bairro Jatiúca, em Maceió, onde haverá a distribuição da quantidade necessária.

No caso das gestantes que apresentarem resultado positivo e, estiverem com a doença no momento, passarão a seguir o protocolo do Ministério da Saúde e serão orientadas a fazer exames de imagem para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Já para as que apresentarem resultado negativo, receberão informações para evitar a infecção pelo Zika vírus. Elas serão orientadas a utilizar o preservativo durante as relações sexuais e serão contempladas com repelente.

O Procedimento orienta o atendimento desde o pré-natal, até o desenvolvimento da criança com síndrome congênita do Zika vírus, com o intuito de promover a identificação precoce e os cuidados especializados da gestante e do bebê.

publicidade
veja também

Equipes monitoram terrenos baldios na Capital | © Assessoria
Maceió
Fiscalização em terrenos baldios intensificam combate ao Aedes aegypti em Maceió

Município já emitiu 43 notificações e mantém sob monitoramento mais de 2.300 terrenos.



Variola dos Macacos - @Reprodução
Saúde
Varíola dos macacos e Covid-19; especialista explica a relação de transmissão

Para a infectologista Luana Araújo, "a varíola dos macacos está longe de ser como a [transmissibilidade] da Covid".


Aline Barbirato e Marcy Nobre | © Assessoria
Saúde
Odontólogas empreendem na pandemia e se tornam referência em harmonização facial

Elas tiveram que enfrentar desafios, como saber conciliar a rotina do trabalho com as tarefas domésticas e a assistência à família.


Câmara dos Deputados | © Reprodução
Saúde
Câmara aprova PL que estabelece piso salarial para Enfermagem

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4/5) o Projeto de Lei que estabelece o piso salarial nacional da Enfermagem.


publicidade