
Alagoas – O teste rápido para a detecção do Zika vírus será obrigatório para todas as gestantes alagoanas durante o período de pré-natal. O exame estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios do Estado, conforme protocolo criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Para assegurar que todos os municípios disponham do teste, as Secretarias Municipais de Saúde devem solicitar à Sesau os kits do tipo IgM/IgG (que são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor). Para isso, basta acessar o Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) e, em seguida, se dirigir ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), no bairro Jatiúca, em Maceió, onde haverá a distribuição da quantidade necessária.
No caso das gestantes que apresentarem resultado positivo e, estiverem com a doença no momento, passarão a seguir o protocolo do Ministério da Saúde e serão orientadas a fazer exames de imagem para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Já para as que apresentarem resultado negativo, receberão informações para evitar a infecção pelo Zika vírus. Elas serão orientadas a utilizar o preservativo durante as relações sexuais e serão contempladas com repelente.
O Procedimento orienta o atendimento desde o pré-natal, até o desenvolvimento da criança com síndrome congênita do Zika vírus, com o intuito de promover a identificação precoce e os cuidados especializados da gestante e do bebê.