publicade
Saúde

Esses três medicamentos podem aumentar o risco de demência, apontam estudos

Especialistas alertam para o uso controlado e consciente desses medicamentos

Publicado: | Atualizado em 22/10/2024 11:10


Medicamento - @Reprodução
Medicamento - @Reprodução

O uso prolongado de certos medicamentos pode aumentar o risco de desenvolvimento de demência, especialmente em idosos, segundo recentes estudos médicos. Entre os principais fármacos com essa associação estão os benzodiazepínicos, os anticolinérgicos e os antipsicóticos.

Especialistas alertam para o uso controlado e consciente desses medicamentos, principalmente em pacientes com fatores de risco para declínio cognitivo.

Benzodiazepínicos

Medicamentos como Diazepam, Lorazepam e Alprazolam, que são amplamente utilizados no tratamento de ansiedade e insônia, estão entre os que oferecem riscos quando usados por longos períodos. Estudos sugerem que o uso prolongado de benzodiazepínicos pode prejudicar a memória e aumentar a probabilidade de desenvolver demência em idosos. O alerta é reforçado para quem faz uso crônico dessas substâncias, já que o impacto no cérebro se agrava com o tempo.

Anticolinérgicos

Os anticolinérgicos, como Difenidramina (usada em medicamentos para alergias) e Oximetazolina (para congestão nasal), também apresentam riscos. Esses medicamentos atuam bloqueando a acetilcolina, uma substância essencial para a comunicação entre as células nervosas. Pesquisas indicam que o uso prolongado ou em doses elevadas pode levar ao declínio cognitivo, elevando o risco de demência.

Antipsicóticos

Os antipsicóticos, utilizados no tratamento de esquizofrenia, transtorno bipolar e até mesmo em pacientes com demência avançada, também estão na lista. Medicamentos como Haloperidol e Risperidona podem causar efeitos adversos no cérebro, especialmente em idosos, e são apontados como fatores que aceleram o declínio mental e aumentam o risco de desenvolver demência.

Especialistas recomendam que o uso desses medicamentos seja sempre feito com acompanhamento médico rigoroso, e que alternativas terapêuticas sejam exploradas para minimizar os riscos à saúde mental, principalmente em idosos. É fundamental que os pacientes e familiares estejam cientes dos potenciais riscos e discutam com seus médicos os melhores tratamentos possíveis.

Para mais informações sobre os cuidados com a saúde e os riscos de certos medicamentos, consulte seu médico e busque orientação sobre tratamentos seguros.

Assuntos Saúde

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Doação de sangue | @ Imagem ilustrativa
Saúde
Hemoal realiza coletas externas de sangue em União dos Palmares e Arapiraca

Ações simultâneas acontecem nesta terça-feira (21), das 8h às 16h, e buscam ampliar o acesso dos voluntários à doação de sangue.


O veneno do escorpião amarelo é um dos mais perigosos para a saúde humana | © Reprodução
Saúde
Sesau orienta população sobre prevenção e cuidados em casos de acidentes com escorpiões

No último ano foram registrados em Alagoas 14.975 acidentes com esses animais peçonhentos.


HMPV
Saúde
Surto de Metapneumovírus Humano (HMPV) na China: o que se sabe até agora

A maioria das infecções causadas pelo HMPV requer apenas tratamento sintomático, como alívio da congestão nasal e febre.


Medico segurando o tumor - @Reprodução
Saúde
Tumor de quase 2 kg é retirado da mama de mulher em hospital do interior

A paciente, uma mulher de 47 anos, buscou atendimento relatando dor, desconforto e sensação de peso na mama direita, completamente tomada pelo tumor.


Doação de sangue | @ Imagem ilustrativa
Saúde
Campanha de doação de sangue acontece hoje no HRM

A ação iniciou às 8h no Centro de Referência (CR).