Em meio à pandemia da Covid-19, Alagoas registra aumento de casos de dengue

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos, principalmente pelo Aedes Aegypti, causando alguns sintomas parecidos com os da Covid-19.

Mosquito da dengue | © mrfiza

Mosquito da dengue | © mrfiza

Com o surgimento da Covid-19 e a elevação no número de casos, quase não se fala mais em doenças tropicais, como, por exemplo, a dengue. Entretanto, especialistas alertam sobre a importância de tomar as medidas necessárias para a prevenção da doença.

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos, principalmente pelo Aedes Aegypti, causando febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Além de transmitir a dengue, o mosquito também é vetor de outras doenças como Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde (Sesau), no estado de Alagoas, foram registrados cerca de 65 casos no mês de dezembro de 2021. Entretanto, os casos subiram para 119 em janeiro de 2022.

Isso acontece devido ao aumento das chuvas, que torna comum o aparecimento de locais apropriados para a reprodução do mosquito.

“Com as chuvas, os mosquitos encontram mais pontos de água parada, onde se reproduzem, o que impacta nos índices de infestação nos municípios”, pontuou a Secretaria de Saúde local.

Como a dengue e a Covid-19 possuem alguns sintomas parecidos, a Sesau recomenda que, em caso de febre alta, dores de cabeça e no corpo, o médico deve ser procurado, pois as duas doenças são graves.