Dois municípios de Alagoas estão na lista de prioridade do Programa Brasil Saudável

Duas cidades alagoanas são prioritárias por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças que acometem a população de maior vulnerabilidade social.

Programa foi recém-criado pelo governo federal | © Walterson Rosa/MS

Programa foi recém-criado pelo governo federal | © Walterson Rosa/MS

Dois municípios de Alagoas estão incluídos na lista de prioridade do programa recém-criado pelo governo federal Brasil Saudável. São eles: Maceió e Santana do Mundaú, que receberão ações elaboradas para eliminar ou reduzir 14 doenças e infecções que acometem a população de maior vulnerabilidade social.

O governo considerou as duas cidades alagoanas como prioritárias por possuírem altas cargas de duas ou mais dessas doenças. Elas aparecem na lista de prioridade com mais 173 municípios do país.

O novo programa foi lançado nesta quarta-feira (7) pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que assinou o decreto juntamente com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, esteve presente.

De acordo com o governo, entre 2017 e 2021, as doenças determinadas socialmente foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil.

A meta é que a maioria delas seja eliminada como problema de saúde pública. São elas: malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV).

O programa também garante o cumprimento das metas da OMS para diagnóstico, tratamento e redução da transmissão da tuberculose, hanseníase, hepatites virais e HIV/Aids.