Doença misteriosa chega ao Brasil e mobiliza Ministério da Saúde

A doença de origem ainda não identificada, matou um homem de 55 anos, e causa tensão no Estado de Minas Gerais

Ministério da Saúde investiga doença — © Ilustração

Ministério da Saúde investiga doença — © Ilustração

Saúde —  Uma doença ainda não identificada tem assustado moradores do Estado de Minas Gerais, até o fechamento desta matéria oito pessoas foram identificadas com suspeitas da doença, uma delas morreu na cidade de Juiz de Fora na última terça-feira (8).

As reações iniciais são: problemas gastrointestinais “náuseas, vômitos e dores no abdômen”, insuficiência renal aguda e alteração neurológicas e dificuldades na visão.

A maior incidência da doença foi registrado em Belo Horizonte. Segundo informações, os pacientes são do sexo masculino entre 23 e 76 anos. O primeiro caso da doença no estado foi registrado no dia 19 de dezembro.

+ OMS orienta brasileiros sobre doenças causadas por alimentos

Na última terça-feira (7) um paciente com 55 anos, morreu vítima da doença na cidade de Juiz de Fora, onde estava internado recebendo atendimento médico. O Laboratório Central de Saúde Pública de MG, vem examinando a origem da doença, no entanto, ainda não há resultados conclusivos a respeito do assunto.

Uma reunião foi realizada nessa quarta-feira (8), entre as Secretarias Estado de Saúde e a Secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte, onde foram tratados assuntos a respeito dos dados até aqui coletados e uma possível definição nos trabalhos para o caso.

Uma equipe especializada em epidemiologia enviada pelo Ministério da Saúde para Belo Horizonte, irá ajudar no diagnóstico da doença.

O governo do estado faz um alerta e pede para que o registro de novos casos sejam encaminhados para o centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.