Diretor médico do HRM fala sobre o novo surto de Covid-19 em Alagoas

O Dr. Fábio Barros explica sobre a importância da população procurar um posto de saúde, antes de se deslocar para o hospital com sintomas leves de gripe.

Hospital Regional da Mata (HRM) | © Oziel Nascimento/Cortesia

Hospital Regional da Mata (HRM) | © Oziel Nascimento/Cortesia

O surto de novos casos da Covid-19, registrados nos últimos meses em Alagoas, inclusive em União dos Palmares, tem preocupado os profissionais da saúde. O diretor médico do Hospital Regional da Mata (HRM), Dr. Fábio Barros, destacou a importância dos pacientes serem orientados a procurar um posto de saúde antes de se deslocarem para o hospital com sintomas leves de gripe.

Isso porque, na maioria dos casos, grande parte dos pacientes são diagnosticados com sintomas considerados leves e que podem ser tratados por profissionais que atendem nas unidades de saúde.

– No mês de janeiro, a gente chegou a um ápice de atendimento aqui. Eu acredito que, com a nova reabertura dos centros gripais nas cidades, o número de atendimento presencial diminuiu, mas acredito que tenha aumentado nos centros de atendimento espalhados nas cidades – disse o diretor médico.

A reabertura das unidades de síndromes gripais visa desafogar o hospital para que outros procedimentos médicos possam ser realizados com mais precisão, uma vez que, com a superlotação, ele fica impossibilitado de realizar atendimentos que muitas vezes são considerados graves.

Atualmente, o HRM conta com 33 leitos hospitalares destinados para pacientes com síndrome gripal, em especial para Covid-19, e outros 10 leitos de UTI como suporte à população. Além disso, 18 dos 33 leitos estão ocupados e três UTIs estão com pacientes.