Saúde

6 sinais de alerta para diabetes que você não deve ignorar

Conheça os 6 sinais de alerta de diabetes que não devem ser ignorados para garantir diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Publicado:


Sintoma de diabetes - @Reprodução
Sintoma de diabetes - @Reprodução

Diabetes é uma condição crônica que afeta a forma como o corpo processa a glicose, um tipo de açúcar no sangue. O diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir complicações graves.

Aqui estão seis sinais de alerta que podem indicar a presença de diabetes, com explicações simplificadas e baseadas em informações médicas confiáveis.

1 – Sede excessiva e aumento da frequência urinária

Esses são frequentemente os primeiros sintomas notados por quem sofre de diabetes. O corpo tenta eliminar o excesso de glicose no sangue através da urina, o que leva a uma maior produção dela.

“Quando há excesso de glicose, os rins têm que trabalhar mais para filtrar e absorver a glicose, o que pode levar a um aumento da necessidade de urinar, seguido por uma reposição de líquidos, causando sede excessiva”, explica Dr. João Pedro, endocrinologista.

2 – Fadiga é sinal de diabetes

Sentir-se excessivamente cansado pode ser um sintoma de diabetes. Isso ocorre porque o corpo não consegue utilizar adequadamente a glicose para energia devido à falta de insulina ou à resistência à insulina.

3 – Visão embaçada

Altos níveis de açúcar no sangue podem retirar fluidos dos tecidos, inclusive dos olhos. Isso pode afetar a capacidade de focar, deixando a visão embaçada.

“Alterações na visão podem ser graduais; portanto, qualquer mudança na visão deve ser avaliada por um profissional”, aconselha a oftalmologista Dra. Maria Fernandes.

4 – Fome constante

Mesmo após comer, pessoas com diabetes podem sentir fome constantemente. Isso acontece porque seu corpo não consegue mover adequadamente a glicose do sangue para as células, onde ela seria usada como energia.

5 – Perda de peso inexplicada

Apesar de comer mais para saciar a fome constante, a perda de peso pode ocorrer se as células do corpo não receberem glicose suficiente, levando o corpo a queimar gordura e músculo para energia.

6 – Feridas ou cortes que demoram a cicatrizar

O fluxo sanguíneo prejudicado e os níveis elevados de açúcar no sangue podem interferir na capacidade do corpo de curar feridas.

Imagem com doces e o nome diabetes no centro - @Reprodução

Imagem com doces e o nome diabetes no centro – @Reprodução

 Diagnóstico e Importância do Rastreamento

O diagnóstico de diabetes é feito através de exames de sangue que medem o nível de glicose. O teste de glicemia de jejum e o teste de hemoglobina glicada (HbA1c) são os mais comuns.

“Recomenda-se que pessoas com risco elevado de desenvolver diabetes, como aquelas com histórico familiar, obesidade ou hipertensão, façam exames regulares”, diz Dr. Cezar Osório.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que pode se desenvolver durante a gravidez em mulheres que não tinham a doença anteriormente. Esse problema de saúde surge quando o corpo da gestante não consegue produzir ou usar toda a insulina necessária para a gravidez.

Como resultado, o nível de glicose no sangue aumenta, podendo trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, incluindo parto prematuro, maior probabilidade de cesariana e riscos elevados de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

O diagnóstico precoce da diabetes gestacional é fundamental para o manejo adequado da condição. Ele é geralmente feito entre as semanas 24 e 28 da gravidez através do teste de tolerância à glicose.

O tratamento envolve a monitorização dos níveis de açúcar no sangue, uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e, em alguns casos, medicação ou insulina. As gestantes com diabetes devem ter acompanhamento médico mais frequente para monitorar e ajustar o tratamento conforme necessário, garantindo assim a saúde da mãe e do desenvolvimento saudável do bebê.

Grávida com diabetes - @Reprodução

Grávida com diabetes – @Reprodução

Estudos, como o publicado pelo Journal of the American Medical Association, mostram que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem significativamente reduzir o risco de complicações a longo prazo, como doenças cardíacas, danos nos rins, e problemas de visão.

Manter um estilo de vida saudável, incluindo dieta adequada e exercício regular, pode ajudar a prevenir ou gerenciar esta condição. Se você notar qualquer um dos sintomas listados, consulte um profissional de saúde para avaliação adequada.

Assuntos

DiabetesSaúde

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

As pessoas LGBTQIAPN+ que sofrem violência são acolhidas e assistidas nas Salas Lilás | @ Nildo Lopes/ Ascom Sesau
Saúde
Sesau assegura assistência médica e psicológica para comunidade LGBTQIAPN+

Iniciativas promovidas pela gestão estadual visam à diminuição da desigualdade de acesso à saúde


Evento reuniu profissionais e gestores de saúde municipais de várias cidades da Região III de Saúde | @ Ascom Sesau
Saúde
Caravana da Saúde Mental chega a União dos Palmares

Iniciativa da Sesau reúne profissionais que atuam nos Caps em Alagoas


Paciente fazendo hemodiálise - @Reprodução
Saúde
Municípios de AL que não ofertam tratamento renal pelo SUS entram na mira da Defensoria

A Defensoria Pública concedeu um prazo de 30 dias para que as irregularidades sejam corrigidas.


Manuel diz que não tinha o hábito de buscar a consulta médica preventiva | @ Thalysson Alves
Saúde
HGE evita a amputação do pé esquerdo de idoso de 73 anos acometido por diabetes

Infelizmente, o desconhecimento sobre a doença é comum entre a população, em consequência da desatenção com a própria saúde


Gestante com pré-eclâmpsia foi transportada pelo Samu para a Maternidade Santa Mônica | @ Carla Cleto
Saúde
Samu salva a vida de gestante ao transportá-la de Coruripe para Maceió

Mulher de 28 anos com pré-eclâmpsia foi levada para a Maternidade Escola Santa Mônica, especializada em assistência de alto risco