Saúde

Dia “D” de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19)

O foco são bebês a partir dos seis meses de idade e crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias; campanha segue até 25 de outubro

Publicado: | Atualizado em 21/10/2019 07:25


Dia "D" de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19) — © Divulgação
Dia "D" de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19) — © Divulgação

Saúde — Será realizada neste sábado (19), em todo o país, o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. O foco são crianças com idade entre seis meses e 4 anos. O objetivo é atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra rubéola e caxumba.

Nesta campanha, foi intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de 1 ano de idade. Segundo o Ministério da saúde, os bebes de até um ano apresentam coeficiente de incidência da doença 12 vezes maior do que as demais faixas etárias.

Vale ressaltar que, a dose zero não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Essas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

O Dia D é especialmente importante porque, até o momento, a taxa de vacinação está baixíssima, e casos da doença vêm crescendo no país nos últimos meses. O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, o que representa cerca de 20% dos brasileiros.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais. A campanha segue até 25 de outubro. A próxima etapa acontece de 18 a 30 de novembro e terá como alvo pessoas de 20 a 29 anos.

Doses

Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

+  Brasil e mais sete países participarão de fase avançada de teste de vacina contra HIV

Sarampo

Causado por vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

*com Agências

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vacinação é a principal forma de conter tanto a Influenza | @ Carla Cleto
Saúde
Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 31 de maio; veja o público-alvo

Ação foi iniciada na segunda-feira (25) nos postos de vacinação dos 102 municípios do Estado


Hospital Regional da Mata passa por manutenção mas a assistência contínua para a população | @ Ivan Nunes
Saúde
Hospital Regional da Mata passa por manutenção sem interromper atendimento a população

Unidade situada em União dos Palmares também é referência para os moradores de mais sete municípios


Saúde
União de Palmares é o único município do interior alagoano com um grupo articulado de mulheres com endometriose

As profissionais à frente desse grupo em União dos Palmares são Jéssica Batista (psicóloga), Cynara (secretaria municipal de saúde) e Katyane (secretaria municipal de saúde), que trabalha diretamente com a saúde da mulher.



Mosquito da dengue | © Reprodução
Saúde
Casos notificados de dengue aumentam em Alagoas, diz Sesau

De acordo com a Sesau, até esta segunda-feira, foram notificados 1.555 casos de dengue no estado.