Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção à Aids

A campanha acontece no mês de dezembro, aqui no Brasil, devido o dia mundial contra a Aids

Símbolo da campanha Dezembro Vermelho — © Reprodução

Símbolo da campanha Dezembro Vermelho — © Reprodução

Neste primeiro dia de dezembro, uma campanha que visa sensibilizar os brasileiros na prevenção e tratamento precoce contra o HIV, ganha as manchetes publicitárias ao redor do mundo, desde 1987, ano que a campanha foi estabelecida mundialmente.

Os principais percursores deste movimento global, foram a Assembleia Mundial de Saúde (OMS) junto com a Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil, por meio do Ministério da Saúde, só veio adotar a data um ano depois.

Aqui no Brasil, em 2017, a mobilização nacional passou a acontecer no mês de dezembro devido o dia mundial contra a Aids, recebendo o nome de ‘Dezembro Vermelho’.

A tecnologia, no entanto, tem apresentado ao longo de mais de 30 anos um avanço significativo no tratamento da doença. Entretanto, muita coisa ainda precisa ser feita para combater o auto contágio de transmissão da Aids.

Os ministérios de saúde mundial, acreditam que com a internacionalização do símbolo, o que estava restrito apenas aos Estados Unidos agora é vista no mundo inteiro. Hoje, a marca está relacionada aos laços afetivos, à solidariedade e ao comprometimento.

Mês de combate à Aids — © Reprodução