Coronavírus: Sintomas são parecidos com resfriado; veja quais são

Ao todo, foram registrados 4.535 casos da doença na China e 45 no exterior. Existem ainda quase 7 mil casos suspeitos em todo o país

Equipe médica transporta paciente em hospital da Cruz Vemelha, em Wuhan, na China — © Hector Retamal/AFP

Equipe médica transporta paciente em hospital da Cruz Vemelha, em Wuhan, na China — © Hector Retamal/AFP

Saúde — O coronavírus – ou 2019-Cov (nome científico do vírus) – continua fazendo vítimas pelo mundo. Ate o momento, 106 mortes já foram confirmadas na China. Existe ainda o registro de 4.535 casos da doença e outros 7 mil casos suspeitos. No exterior, 45 casos foram registrados.

Casos já foram confirmados nos Tailândia (8), Austrália (5), Estados Unidos (5), Cingapura (5), Malásia (4), Japão (4), Coreia do Sul (4), França (3), Canadá (2) e Vietnã (2), Nepal (1), Sri Lanka (1) e Camboja (1). Nessa segunda-feira (27), a Alemanha também confirmou o primeiro caso em seu território.

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os sintomas variam: pode causar apenas um resfriado, provocar tosse, evoluir para febre forte e dificuldade para respirar. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Para ser considerado um caso suspeito do novo vírus, além desses sintomas, o paciente precisa atender a uma das 2 situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para área de transmissão local (cidade de Wuhan); ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

+ Coronavírus pode ter chegado no Brasil; saiba em qual Estado

A letalidade da nova cepa e a velocidade com que se espalha já rendeu comparações com a temida Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), responsável por uma epidemia mundial entre novembro de 2002 e julho de 2003. E a MERS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio, identificada pela primeira vez em 2012.

Como é transmitido?

Assim como alguns vírus – como sarampo, o novo coronavírus é altamente contagioso. Ainda não há uma confirmação oficial sobre a transmissão do novo coronavírus, mas sabe-se que a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. E de forma rápida.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).