Saúde

Coronavírus: Brasil investiga 9 casos suspeitos; três foram descartados

Levantamento anterior apontava 11 casos em investigação. Três deles foram descartados e um foi acrescentado ao acompanhamento

Publicado: | Atualizado em 07/02/2020 22:37


Casos suspeitos no Brasil caem de 11 para 9 — © Reprodução
Casos suspeitos no Brasil caem de 11 para 9 — © Reprodução

Saúde — Caiu para 9 os casos suspeitos de infecção pelo coronavírus no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Até o momento, não nenhuma confirmação deles. O boletim foi apresentado durante a reunião, em Brasília, com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o país

O levantamento dessa quarta-feira (5) apontava a existência de 11 casos suspeitos. No entanto, três deles foram descartados e outro foi acrescentado ao acompanhamento. Assim, estão sendo monitorados casos suspeitos em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (1) e São Paulo (3). 

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os sintomas variam: pode causar apenas um resfriado, provocar tosse, evoluir para febre forte e dificuldade para respirar. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Para ser considerado um caso suspeito do novo vírus, além desses sintomas, o paciente precisa atender a uma das 2 situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para área de transmissão local (cidade de Wuhan); ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

O coronavírus 2019-nCoV (nome científico) eclodiu na cidade de Wuhan, no Centro da China, no fim do ano passado. Até o momento, 565 mortes foram registradas e milhares de pessoas estão infectadas. Ao menos 1.100 pessoas já se recuperaram do vírus.

+ 7 curiosidades sobre o coronavírus que você tem que saber 

Como se previnir do coronavírus — © Divulgação

Como se prevenir do coronavírus — © Divulgação

Plano de contingência

Durante a reunião dessa quinta, conduzida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também foi discutido detalhes dos planos de contingências dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos confirmados da doença no Brasil.

Segundo Mandetta, o Ministério da Saúde faz monitoramento diário do cenário epidemiológico do 2019-nCoV e busca engajamento e mobilização dos gestores de saúde do país. A pasta atualizou o plano de contingência e espera receber, até segunda (10), os planos de contingências dos estados, elaborados de acordo com as realidades locais.

“Nós precisamos falar a mesma língua e estamos entrando com ações de alto impacto na área de vigilância. Estamos trabalhando com vários cenários, porque cada estado tem uma peculiaridade. A gente espera receber os planos de contingência e vamos analisá-los, respeitando a organização dentro do SUS”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.


Mosquito
Saúde
Alagoas registra segunda morte por Dengue e investiga mais quatro casos

O primeiro óbito confirmado pela doença, foi de João Leonardo Isidoro de Almeida Lau, jogador de futebol de 20 anos, natural de Atalaia


No material educativo são ressaltadas as medidas de controle contra o Aedes aegypti, como não deixar água acumulada | @ Sesau
Saúde
Sesau realiza ação itinerante de combate à dengue no bairro Benedito Bentes, em Maceió

Iniciativa contou com a distribuição de panfletos e a fixação de cartazes em pontos estratégicos