Cidade de Mato Grosso do Sul é a primeira do Brasil a receber vacinação contra a dengue

Dourados começa a receber vacinação em massa contra a dengue nesta quarta-feira (3/1), a partir das 10h.

Qdenga é uma vacina usada contra a dengue | © Divulgação

Qdenga é uma vacina usada contra a dengue | © Divulgação

Dourados, cidade do Mato Grosso do Sul, é a primeira do Brasil a receber vacinação em massa contra a dengue, que acontece nesta quarta-feira (3/1), a partir das 10h.

O município possui 35 postos de saúde para os quais os moradores podem ir munidos com o documento de identificação e comprovante de residência.

O que garantiu que Dourados fosse a primeira cidade do país a receber a vacinação em massa foi a sua parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina Qdenga, que é usada contra a dengue. Tal cooperação assegurou a entrega das primeiras doses do imunizante.

O imunizante Qdenga possui duas doses, que devem ser administradas com intervalo de 3 meses. Ele já é comercializado na rede privada há oito meses, por R$ 450.

De acordo com a Anvisa, a vacina é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos e tanto para quem já teve contato com o vírus da dengue como para quem não teve.

Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação deve começar em fevereiro de 2024 no restante do Brasil, mas não em larga escala.