Cardiologista faz alerta sobre riscos causados por colesterol alto

Nesta segunda-feira (8/08), é comemorado o dia do combate e prevenção contra o colesterol.

Cardiologista, Roberto Kalil | © Reprodução / Internet

Cardiologista, Roberto Kalil | © Reprodução / Internet

Nesta segunda-feira (8/08), é comemorado o dia de combate e prevenção contra o colesterol. Durante todo o dia, inúmeros veículos de comunicação abordam o tema e especialista alerta sobre os riscos.

Durante uma entrevista concedida à CNN, neste domingo (7/08), o cardiologista e presidente do Incor, Roberto Kalil, afirmou que o colesterol alto é um dos fatores para doenças cardiovasculares, a causa de inúmeros óbitos registrados anualmente no Brasil.

De acordo com o especialista, trata-se de um fator de risco isolado, e seu controle é de suma importância para a saúde do cidadão.

– Ele, [o colesterol alto] agride as artérias, aumentando muito, as chances de um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) – disse cardiologista, lembrando da importância dos exames sanguíneos para identificar o índice de colesterol.

– O colesterol alto não causa sintomas. Claro que as consequências do colesterol, como, por exemplo, o infarto, causa sintomas… Colesterol alto você não sente absolutamente nada – explicou.

A respeito da prevenção, Kalil afirmou que a dieta e a prática de exercícios físicos são fundamentais para controlar o colesterol. Entretanto, ele salienta que, para casos específicos, é necessário a utilização de medicamentos para auxiliar no combate.

– A dieta é importante para o controle do colesterol, o exercício físico… essas duas medidas já ajudam bastante no controle dos níveis. Evidentemente, se você toma essas medidas com cautela e após alguns meses, seus meses, por exemplo, e você não tem resultado, aí sim, com orientação médica, pode utilizar algumas medicações – disse o cardiologista.