Boletim da Sesau mostra cinco municípios de Alagoas em risco de surto da dengue

Outras 47 cidades aparecem em situação de alerta.

Mosquito da dengue | © mrfiza

Mosquito da dengue | © mrfiza

Cinco municípios de Alagoas aparecem em risco de surto da dengue e outros 47 em situação de alerta em boletim atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (11). O período corresponde ao mês de janeiro.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, de 2 a 19 de janeiro, as cidades de Senador Rui Palmeira, Paulo Jacinto, Maribondo, Coqueiro Seco e Craíbas estavam em risco de surto (cor vermelha) com índice de infestação predial (IIP) igual ou maior do que 4%.

Outras 47 cidades, incluindo União dos Palmares, apareceram em estado de alerta (cor amarela), com o índice de infestação predial de 1% a 3,9%.

Por outro lado, 49 municípios apresentaram situação “satisfatória” (cor verde).

A metodologia aplicada para o conhecimento desses números permite o conhecimento de forma rápida por amostragem da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti.

De acordo com a Sesau, Alagoas já registrou 1.555 casos de dengue desde o início do ano, o que representa um aumento de 53% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram notificados 1.055 casos.