Ayres pede “com urgência” 100 mil doses de vacina contra Influenza ao MS

As doses irão ajudar a concluir a vacinação de grupos prioritários.

Secretário de saúde Alexandre Ayres — © Reprodução

Secretário de saúde Alexandre Ayres — © Reprodução

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, autorizou o envio de um documento ao Ministério da Saúde (MS), solicitando em caráter de urgência, que sejam enviadas novas doses de vacina contra a Influenza para o estado. O documento dirigido a Rodrigo Cruz, secretário-executivo do MS, pede 100.430 doses do imunizante.

A urgência se dá pelo crescimento no número de casos de Influenza em Alagoas, sobretudo, do tipo H3N2, que já matou em pelo menos 5 estados, incluindo o estado vizinho Pernambuco. O objetivo é vacinar todo o público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

+ Quais são os sintomas da Influenza H3N2?

“Precisamos bater a meta de pelo menos 90% da população vacinada. A transmissão da H1N1 ou da H3N2 é semelhante à da Covid. Então, é um vírus gripal com alta transmissibilidade. Todos os anos com o período de chuva se aproximando, os casos de síndromes gripais crescem muito, por isso, precisamos fazer o possível para que as pessoas concluam seus ciclos vacinais, tanto da Covid-19, quanto da Influenza. Pois, os sintomas das duas são muito parecidos”, disse Alexandre Ayres, que já usou suas redes sociais para alertar a população sobre os riscos da doença.

Alagoas registrou 3 mortes por Influenza em 2021, e embora a Sesau não tenha identificado ainda qual tipo do vírus foi responsável pelas mortes, esse dado aumenta a preocupação sobre o risco de um surto da doença no estado.