Altas temperaturas favorecem o aparecimento de escorpiões; veja os cuidados

A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples são fundamentais para prevenção das picadas.

Picadas de escorpião são mais comuns no verão — © Prefeitura de Joinville/Divulgação

A estação mais quente do ano exige maiores cuidados com relação aos acidentes com escorpiões. Isso porque o tempo úmido e quente é mais propício para a proliferação do aracnídeo. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples são fundamentais para prevenção das picadas.

Conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), só entre os meses de janeiro a outubro de 2020 foram registradas 7.641 ocorrências de acidentes com escorpiões no estado – o número total de acidentes no ano ainda não foram divulgados pela Sesau.

Os escorpiões, de um modo geral, são animais comuns às zonas rurais. Entretanto, são adaptáveis aos centros urbanos. O crescimento desordenado das cidades pode aumentar a produção de lixo e entulhos e, consequentemente, contribuir para a proliferação desses aracnídeos.

A orientação para evitar a entrada desses animais em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes, e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los.

Em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e atraem os escorpiões.

Outras recomendações são não colocar a mão em buracos ou em troncos apodrecidos, e usar luvas e botas de raspas de couro na hora de manusear entulhos e materiais de construção, e em atividades de jardinagem. Para quem tem quintal, as galinhas podem ajudar na solução do problema, já que são predadores naturais dos aracnídeos.

A Sesau ressalta que em caso de picada, nunca use garrote, corte ao redor da lesão ou coloque folhas, pó de café, etc. A primeira coisa a fazer é lavar o local picado, e fazer compressa com água morna. Em seguida, procurar o hospital mais próximo. E, se for possível, capturar o animal, com cuidado, e levá-lo à unidade de saúde.

Unidades Referência

Em Alagoas, no caso de agravamento do estado clínico de uma vítima de picada por escorpião, oito unidades foram habilitadas pela Secretaria de Estado de Saúde para aplicar o soro antiescorpiônico.

Confira na lista abaixo:

Picadas de escorpião são mais comuns no verão — © Reprodução