Casos suspeitos de Sarampo são registrados em alguns estados do Brasil

Após o Sarampo ser erradicado do Brasil, casos suspeitos registrados em diferentes estados voltam a preocupar a população brasileira.

Sarampo | © Solidcolours

Sarampo | © Solidcolours

Com a estabilidade e a diminuição dos casos de COVID-19, algumas doenças estão emergindo novamente, como é o caso do Sarampo. Suspeitos episódios de infecção em alguns estados do Brasil já estão sendo relatados por suas respectivas secretarias de Saúde.

Os casos que estão sendo supervisionados têm a recomendação do Ministério da Saúde, para que as amostras do soro sejam coletadas e enviadas ao laboratório da Fiocruz/Rio, para investigação de possível infecção cruzada.

Ainda é proposto que seja feito o bloqueio vacinal nas regiões onde há suspeita de Sarampo. Isso significa dizer que toda a comunidade deverá ser vacinada com a Tríplice viral (Sarampo+Caxumba+Rubéola).

Já foram registrados casos em diferentes estados como: Piauí, São Paulo, Santa Catarina e outros. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de vírus, uma vez que ele é altamente contagioso e pode se multiplicar com facilidade.

Em 2016, o Sarampo foi considerado uma doença erradicada no Brasil, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava há um ano sem registrar casos do vírus.