Campanha de combate ao sarampo inicia nesta segunda-feira (7) em todo Brasil

O primeiro grupo a ser atendido será crianças de 6 meses a 5 anos, o segundo será adultos entre 20 a 29 anos


Publicado em: 07/10/19 às 9:22 por Gustavo Lopes | BR104 | Atualizado em 07/10/2019 às 9:22



Campanha de combate ao sarampo inicia nesta segunda-feira (7) em todo Brasil — © Reprodução

Saúde — Começa nesta segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, as doses de combate a tríplice viral irá atender a dois grupos de pessoas. O primeiro, será em crianças de 6 meses até 5 anos, o cronograma deste grupo segue até o dia 25 deste mês, tendo o dia 19 como o Dia D.

O grupo seguinte é formado por pessoas com idades entre 20 a 29 anos e que não estejam com a caderneta de imunização regular. Para este grupo, a aplicação da vacina iniciará a partir do dia 18 do próximo mês (novembro).

O Governo Federal junto ao Ministério da Saúde têm como objetivo atender aproximadamente 2,6 milhões de crianças e 13,6 milhões de adultos. Para conseguir esta meta a pasta responsável realizou a maior compra de vacina de combate ao sarampo dos últimos 10 anos.

+ Setembro Amarelo terá como foco a prevenção ao suicídio de jovens

Desta forma, cerca de 60,2 milhões de doses foram compradas com intuito de garantir o combate ao vírus nos municípios brasileiros. Em julho deste ano o estado de Alagoas teve um adulto infectado com sarampo, o caso foi registrado no município de Arapiraca, agreste alagoano, após 19 anos sem quaisquer indícios da doença no estado.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil encontra-se em uma situação de risco epidemiológico considerável, o estado de São Paulo aparece entre os que mais merece atenção.

Em Alagoas, a prevenção da doença que é altamente contagiosa deve ser levada a sério. Ainda mais em um período do ano onde o estado recepciona turistas de toda parte do país incluindo pessoas das localidades onde o índice do vírus é mais elevado.