Nesta sexta-feira (01/4), damos início ao mês de Abril, marcado pela conscientização do Autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
A cor azul foi instituída, uma vez que o autismo atinge mais os meninos do que crianças do sexo feminino. A proporção é de 4 meninos para 1 menina. Conheça mais sobre essa condição:
Causas do Autismo
Ainda não se sabe ao certo quais são as causas para o distúrbio. Cientistas acreditam que a maioria dos casos sejam de origem genética, ou seja, alguns genes seriam responsáveis por essa condição. Entretanto, os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação.
Sintomas
Geralmente, estão associados a atitudes comportamentais, uma vez que o portador do TEA tem dificuldades na interação social. Os sinais podem surgir nos primeiros meses de vida do bebê, onde ele não faz contato visual e fica quieto demais. O mais indicado é que, ao perceber esses sinais, os pais possam procurar ajuda médica.
Tratamento
O Transtorno do Espectro Autista não tem cura, mas com sessões de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, entre outras terapias, é possível ajudar a criança a participar da rotina diária, e também, aos poucos, se tornar independente.
Corrida Azul
Em União dos Palmares, haverá uma corrida em celebração à conscientização do Autismo. “Corrida Azul” é o nome do evento que irá acontecer às 15 horas, neste sábado (02/4). O ponto de saída foi marcado para a Praça da Cohab Velha. Uma das regras é que o participante deve vestir-se com uma camisa azul.