São José da Laje

GAESF realiza Operação em São José da Laje e mais três municípios

Empresas investigadas sonegram mais de R$ 35 milhões

Publicado: | Atualizado em 25/04/2023 13:55


Operação do GAESF - @Reprodução
Operação do GAESF - @Reprodução

O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), vinculado ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Evanesco em Maceió e nos municípios de Pilar, São José da Laje e Taquarana.

A ação visa encerrar as atividades de uma organização criminosa que atua no ramo de alimentos e comete crimes de sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidades, causando prejuízos de até R$ 35 milhões aos cofres públicos do Estado. A operação conta com a participação de 10 mandados de busca e apreensão, oito de pessoas físicas e dois de pessoas jurídicas, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

O Gaesf trabalha em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), as polícias Civil e Militar e a Procuradoria-Geral do Estado. A operação é coordenada pelos promotores de Justiça Anderson Cláudio e Marília Cerqueira. Além disso, a Operação Evanesco conta com o apoio das guarnições do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam, antiga Radiopatrulha), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do 1º Batalhão. A Polícia Civil também participa da ação com policiais da Delegacia-Geral e da Delegacia de Narcotráfico.

Anderson Cláudio afirmou que as pessoas e empresas envolvidas vêm sendo investigadas há algum tempo e que a organização criminosa lesou os cofres públicos e prejudicou os cidadãos contribuintes. Ele ainda destacou a importância de combater esse tipo de crime para garantir que os envolvidos sejam responsabilizados e os valores sonegados sejam restituídos aos cofres públicos.

Vale ressaltar que a operação também está sendo realizada em São José da Laje. A Lei 4.729/65 define as condutas consideradas crime de sonegação, como prestar declaração falsa ou omitir informações necessárias ao Fisco, alterar ou fraudar livros exigidos pelas leis fiscais, entre outras.

O Gaesf já identificou várias organizações criminosas, prendeu dezenas de fraudadores, como empresários, contadores, advogados e auditores-fiscais envolvidos em esquemas de sonegação de tributos, e fechou 400 empresas fraudulentas em Alagoas. A Operação Evanesco, também conhecida como “Feitiço do Desaparecimento”, é estudada pelos bruxos do quinto ano de Hogwarts nas aulas de Transfiguração e é utilizada para fazer objetos desaparecerem completamente.

Assuntos

Gaesf

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também


Professores de São José da Laje
São José da Laje
Professores de São José da Laje protestam pelo pagamento dos precatórios do Fundef

Os educadores se encontram concentrados antes da ponte da cidade, com cartazes que exigem que a prefeita Ângela Vanessa pague os recursos.


Cratera na cozinha
São José da Laje
Cratera “engole” cozinha e idosa é arrastada por 200 metros em São José da Laje

Ela foi socorrida até o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, e passa bem.


Fabricia Veras | © Reprodução
São José da Laje
Cinco dias sem água: Fabrícia Veras denuncia crise no abastecimento em São José da Laje

Fabricia Veras fez um apelo direto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)


Vítima de homicídio em São José da Laje - @Cortesia
Policial
Homem é executado à tiros em São José da Laje

Após os disparos, os criminosos fugiram em um veículo Fiat Mobi, de cor cinza.