Em 8° Conferência, São José da Laje destaca avanço nas políticas públicas para a saúde

A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos e, é um espaço para avaliar a situação da área de saúde, com o objetivo de todos os usuários do SUS

A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos e, é um espaço para avaliar a situação da área de saúde, com o objetivo de todos os usuários do SUS (Crédito: Ilustração)

A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos e, é um espaço para avaliar a situação da área de saúde, com o objetivo de todos os usuários do SUS (Crédito: Ilustração)

São José da Laje – Foi realizado nesta quarta-feira, 27, em São José da Laje a 8° Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que teve como tema: “Democracia e Saúde”.

A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos e, é um espaço para avaliar a situação da área de saúde, com o objetivo de todos os usuários do SUS. Estiveram presentes, secretários municipais, membros da sociedade civil organizada, membros do conselho municipal de saúde, além do vice-prefeito Dr. Júnior Freitas, vereadores e servidores públicos, com o objetivo de debater, traçar metas e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos para a saúde de São José da Laje.

Durante todo o dia foi debatido diversos eixos temáticos onde os conferencistas elaboraram propostas que serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional de Saúde, a exemplo: Uma moção para a revogação da Emenda Constitucional 95, ampliação do número de vagas nos serviços de especialidades médicas entre outras.

De acordo com a secretária de saúde de São José da Laje, é preciso repensar as políticas públicas relacionadas ao SUS. “Hoje, pensar políticas públicas é deixar de lado, muitas vezes, as situações específicas de um determinado local e pensar a realidade macrorregional para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública oferecidos aos usuários. É necessário elencar propostas que interfiram, de forma significativa na vida das pessoas, destacamos hoje na 8ª Conferência importantes avanços que a saúde do nosso município tem conquistado, e isso é fruto de constantes debates com todos os profissionais, ouvindo a população na execução de ações e investimentos que garantem o acesso à saúde pública de qualidade a todos os lajenses”, Declarou a secretária municipal de saúde, Ângela Vanessa.

+ Em São José da Laje, alunos que tiverem mais de 30% de faltas serão notificados

“É uma grande satisfação participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde, espaço democrático na discussão de políticas públicas para melhorarmos ainda mais a saúde do nosso município. Avançamos muito e ainda temos muito trabalho pela frente. Hoje São José da Laje vive uma realidade completamente diferente de anos atrás, os serviços funcionam com extrema qualidade e a saúde é um exemplo disso, o prefeito Rodrigo Valença tem no setor saúde uma das maiores prioridades de sua gestão e todos os avanços é consequência dessa preocupação constante que temos em melhorar cada dia mais o bem estar do nosso povo.” Destacou o vice-prefeito Junior Freitas.

*Assessoria