Santana do Mundaú

Santana do Mundaú é reconhecida pelo MEC como referência nacional na qualidade do ensino

Único município de Alagoas a receber o Prêmio MEC, Santana do Mundaú se destaca nacionalmente pelos avanços na qualidade do ensino do 6º ao 9º ano e pelo protagonismo estudantil.

Prefeitos premiados posam ao lado do presidente Lula e do ministro Camilo Santana durante a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025 | @ Reprodução
Prefeitos premiados posam ao lado do presidente Lula e do ministro Camilo Santana durante a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025 | @ Reprodução

O município de Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana, recebeu nesta segunda-feira (11) um dos mais importantes reconhecimentos da educação brasileira. Em solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, entregaram ao prefeito André Castro o Prêmio MEC da Educação Brasileira pelos avanços obtidos nos anos finais do ensino fundamental — etapa que compreende do 6º ao 9º ano.

Santana do Mundaú foi o único município de Alagoas a figurar entre os premiados, consolidando-se como exemplo nacional na melhoria da qualidade do ensino público. O título de “melhor educação do Brasil” nessa categoria resulta de um conjunto de ações estruturantes, investimentos em infraestrutura e políticas pedagógicas voltadas para a aprendizagem efetiva e o protagonismo estudantil.

A secretária municipal de Educação, Daniele Marcia, destacou a importância de receber o reconhecimento justamente no Dia dos Estudantes. “Neste dia dos estudantes, receber esse prêmio que valoriza os resultados positivos, a aprendizagem de qualidade e o esforço de toda a nossa equipe, estimula, motiva e nos fortalece ainda mais a seguir com passos largos rumo a uma oferta de ensino cada vez melhor”, afirmou.

Uma trajetória de resultados

A conquista é mais um capítulo de um processo que começou há pouco mais de oito anos, quando o município iniciou uma profunda transformação em sua rede de ensino. O atual prefeito, André Castro, recordou o período em que atuou como secretário municipal, na gestão do então prefeito Arthur Freitas, quando foram alcançados resultados inéditos, como o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil nos anos finais do ensino fundamental e o primeiro lugar em Alagoas no número de estudantes alfabetizados na idade certa.

“Há pouco mais de oitos anos, iniciamos uma verdadeira transformação na educação de Santana do Mundaú. Com o então prefeito Arthur Freitas, eu também exerci o cargo de secretário, e, junto com uma equipe virtuosa e estudantes dedicados, asseguramos avanços nunca antes conquistados como o de melhor IDEB do Brasil nos anos finais e o município que mais alfabetiza estudantes na idade certa em Alagoas. Agora como gestor, seguimos firmes no fortalecimento do protagonismo estudantil, ofertando a todos o acesso à um ensino de qualidade e realizando investimentos estruturantes que asseguram não somente resultados positivos no dia a dia; mas também, reconhecimentos como esse que vêm para coroar todo o trabalho que estamos desenvolvendo. Dedico essa conquista a todos os profissionais, aos alunos e comunidade escolar; seguiremos acelerando”, declarou o prefeito.

Reconhecimento coletivo

A cerimônia contou também com a presença da diretora de Gestão, Lilian Xavier, e da diretora de Ensino, Quineide Matias, representando a equipe pedagógica e administrativa que, segundo a gestão municipal, é peça-chave na manutenção dos resultados positivos.

Para além do prêmio, o reconhecimento reforça o papel de Santana do Mundaú como referência em políticas educacionais eficazes, capazes de transformar indicadores e impactar diretamente a vida dos estudantes. A meta, segundo a administração municipal, é seguir investindo em formação de professores, infraestrutura escolar e projetos pedagógicos inovadores para manter a cidade no topo dos índices nacionais de educação.

*Com Prefeitura de Santana do Mundaú