O Rio de Janeiro sediou, nesta terça-feira (21), o I Encontro Nacional da Rede ColaboraAPS, iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz, com o objetivo de apresentar e valorizar experiências inovadoras em Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolvidas em todo o país. O evento reuniu 29 práticas exitosas, selecionadas entre 472 iniciativas inscritas de 13 estados e 26 municípios brasileiros, resultado de uma chamada pública nacional que buscou identificar projetos de destaque na gestão e no cuidado em saúde.
Entre os exemplos de sucesso, o projeto Laços Nutritivos, criado pela Secretaria de Saúde de Santana do Mundaú (AL), conquistou destaque nacional por sua abordagem diferenciada na promoção da alimentação saudável e na prevenção do sobrepeso e da obesidade.
Com base na nutrição comportamental, a iniciativa aposta em um acompanhamento personalizado, voltado para a mudança de hábitos e a melhoria da qualidade de vida da população atendida. O projeto tem alcançado resultados expressivos, tornando-se uma referência na atenção primária do município.
A secretária de Saúde, Paula Gomes, destacou o reconhecimento com entusiasmo.
“Com uma abordagem da nutrição comportamental no combate ao sobrepeso e obesidade, o projeto Laços Nutritivos tem feito a diferença na vida da população assistida com um acompanhamento especializado e totalmente personalizado, focando na mudança do estilo de vida. Os resultados têm sido super satisfatórios, e ter mais uma iniciativa da gestão do prefeito André Castro entre as melhores do país é mais que uma alegria, é um orgulho e uma recompensa para todos nós que trabalhamos diariamente por uma saúde cada vez mais humanizada e eficiente para a população de Santana do Mundaú. Parabenizo a autora do projeto, a nutricionista Fernanda Machado, e toda a nossa equipe multidisciplinar”, concluiu.
Com o reconhecimento obtido no evento, Santana do Mundaú reforça seu compromisso com políticas públicas inovadoras e humanizadas, que unem ciência, cuidado e transformação social na Atenção Primária à Saúde.
