Procissão: Católicos festejam a padroeira de Santana do Mundaú

A procissão foi acompanhada da Banda Filarmônica 27 de agosto, da cidade de Correntes (PE)

A procissão foi acompanhada da Banda Filarmônica 27 de agosto, da cidade de Correntes (PE) (Crédito: Thiago Aquino)

A procissão foi acompanhada da Banda Filarmônica 27 de agosto, da cidade de Correntes (PE) (Crédito: Thiago Aquino)

Santana do Mundaú – Centenas de católicos foram às ruas de Santana do Mundaú, na tarde desse domingo (20), em demonstração de fé e devoção pela padroeira Senhora Sant’Ana. A procissão foi encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento. Durante a manhã, a Missa Solene reuniu os paroquianos e visitantes na Igreja Matriz.

Senhora Sant’Ana, a avó de Jesus, é celebrada pela igreja católica no dia 26 de julho, mas já é tradição a festa acontecer na cidade em janeiro. Durante a procissão, os fiéis carregam várias intenções. Jorge Henrique, 19 anos, faz parte do grupo Juventude em Missão (JUMI) e explicou o sentimento.

“Participar da procissão é demonstrar minha fé para o povo. Estar caminhando com Senhora Sant’Ana, demonstrando todo meu carinho pela padroeira da minha cidade é maravilhoso. E ser Juventude em Missão é mais maravilhoso ainda, pois servir a Deus é uma bênção”, disse o jovem.

A procissão foi acompanhada da Banda Filarmônica 27 de agosto, da cidade de Correntes (PE). Além do andor de Senhora Sant’Ana, mais 10 imagens acompanharam a procissão, como exemplo a de São Sebastião, que é celebrado neste dia. Cada andor é patrocinado por uma família como gesto de agradecimento por uma graça alcançada. A participação das comunidades também é uma marca da solenidade.

“É um momento culminante de manifestação de fé do povo de Senhora Santa, de Santana do Mundaú. Aqui vem todas as comunidades participar desse evento, prestando louvores à avó de Jesus, a nossa vó querida. Todos foram chamados a participar desse ato público de fé, desde o início do novenário até este momento que é coroado com a bênção do Santíssimo”, destacou padre Givaldo Rocha, administrador paroquial.

Missa Solene

Os paroquianos e visitantes participaram da Missa Solene pela manhã, na Igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo padre Josemildo Santos, da Paróquia de São José da Laje. No final, também houve homenagem dos repentistas Everaldo Caetano e José Maria. A solenidade aconteceu após o novenário, que teve início no dia 11 de janeiro com celebrações todas as noites.

Thiago Aquino/Pascom Mundaú