Santana do Mundaú

Padre de Santana do Mundaú é expulso da arquidiocese após vídeo polêmico

Com a decisão, Givaldo Rocha fica proibido de celebrar missas no território alagoano

Publicado: | Atualizado em 08/02/2019 08:12


Padre de Santana do Mundaú é expulso da arquidiocese após vídeo polêmico
Padre de Santana do Mundaú é expulso da arquidiocese após vídeo polêmico

O padre Givaldo Rocha, pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, em Santana do Mundaú, na Zona da Mata de Alagoas, foi expulso da Arquidiocese de Maceió, após o vídeo em que aparece se referindo aos pobres como “raça miserável”.

A decisão foi do Bispo Antônio Muniz, Arcebispo da Arquidiocese de Maceió. Com isso, Givaldo Rocha deve voltar a Arquidiocese de Propriá, em Sergipe.

O padre deve ficar em Santana do Mundaú até o fim de Fevereiro, periodo em que a igreja enviará um novo padre para o município.

Com a decisão, Givaldo Rocha fica proibido de celebrar missas no território alagoano, e fica a disposição da arquidiocese sergipana, que deve julgar se ele perderá ou não a batina.

Relembre o caso

Quase 70% dos moradores da cidade de Santana do Mundaú, localizada a 72Km de Maceió, se declaram católicos. Entretanto, nos últimos dias, um assunto vem gerando polêmica e revolta entre os mundauenses. Durante o encerramento dos festejos alusivos à Padroeira da cidade, no dia 20 de janeiro, o padre Givaldo Rocha, pároco da igreja matriz de Sant’Ana, emitiu uma fala que escandalizou centenas de fiéis que participavam da missa.

Foi da escadaria da igreja que o padre falou para milhares de pessoas que aguardavam de forma ansiosa o encerramento daquela procissão. No vídeo divulgado nas redes sociais, e que acabou viralizando entre os internautas, mostra quando o líder da igreja local emite uma fala considerada preconceituosa ao tecer críticas a comerciantes e moradores da cidade. Em dado momento, ele classificou o povo pobre como ‘raça miserável’, proferindo palavras que soaram de forma pejorativa, escandalizando a todos.

Mas pense numa raça miserável de lidar é pobre. Com todo respeito, pois eu digo a vocês: são vocês, os pobres, que mantêm a igreja. Mas quando eu digo pobre, é sobretudo aqueles que querem, somente se beneficiar, por causa de um metro de asfalto, eu enfio a faca no bucho do outro. É uma vergonha!”, diz o padre no vídeo.

A equipe do BR104 foi até a casa paroquial, que fica ao lado da igreja, para falar com o personagem da polêmica, mas segundo uma funcionária, ele havia saído minutos antes da chegada da equipe de reportagem. Ela informou ainda que não tem permissão para falar sobre o assunto e nem informar sobre o paradeiro do padre. “Eu não posso dar informação, só quem pode falar é ele. Eu vou ficar calada, não vou responder às suas perguntas”, disse ela.

Por telefone, o pároco ficou irritado com o contato da equipe de reportagem e se negou prestar quaisquer esclarecimentos sobre o caso. De origem sergipana, com 54 anos de idade, e prestes a completar 25 anos de sacerdócio, Givaldo Rocha, está como pároco da igreja matriz de Santana do Mundaú, pertencendo assim, a Arquidiocese de Maceió.

Segundo relatos de populares, ele é uma figura polêmica e desagrada a muitos com seus sermões e indiretas, até durante as missas celebradas por ele às terças, sábados e domingos na paróquia. “Todo mundo vai, até mesmo pessoas de sítio. Todo mundo vai assistir. Santana do Mundaú estava todinha lá”, disse um mundauense.

+ Após 8 anos da enchente, escola municipal de Santana do Mundaú ainda não foi reconstruída

Essa não é a única polêmica que envolve o pároco. “Você vai com roupa de um jeito, eu vou de outro e ele vai de outro. Ele disse com um homem: ‘rapaz, não tem outra roupa pra se vestir não pra vir a uma missa?’”, disse um mototaxista. “Outro dia, ele foi batizar um menino aí na igreja e quando terminou, só fez jogar a água na cabeça do menino e dizer: ‘tá bom, satanás, já está batizado. Vem outro.’”, relata outra testemunha.

Ainda segundo relatos, Givaldo teria gritado na rua que ninguém o tirava do município. “É cheio de piadinha mesmo ele. Isso não existe! E ele gritou ai que ninguém tinha a moral de tirar ele daqui não. Disse que só quem tirava ele daqui era o bispo. Você vai pra uma missa, como eu fui, e ouvir um padre dizer que quem tivesse suas moedas levasse pra casa. Ele falou que só era de R$ 5 pra cima. Não é a primeira e nem a segunda vez não”.

O padre com o perfil polêmico, que costuma falar o que quer, ainda aparece em um vídeo dançando forró com duas jovens durante uma festividade. O Portal BR104 entrou em contato com a Arquidiocese de Maceió, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Centro Municipal de Educação Infantil - Vivendo a Infância Maldja Agostinho | @ Assessoria
Santana do Mundaú
Santana do Mundaú inicia ano letivo em recém inaugurado Centro de Educação Infantil

O novo equipamento construído com recursos próprios, é dotado de berçários, espaços lúdicos, auditório, banheiros, etc.


Convite de inauguração da creche | @ Assessoria
Santana do Mundaú
Prefeitura de Santana do Mundaú inaugura creche nesta quinta-feira (21)

O equipamento conta com auditório, espaços lúdicos, sala multifuncional, berçários, banheiros adequados com lavatórios e trocadores, etc.


Educadoras de Santana do Mundaú | @ Assessoria
Santana do Mundaú
Coleção Entrelaços: Educadores de Santana do Mundaú participam de encontro formativo

Coordenadores e professores foram ao município de União dos Palmares, onde receberam orientações


Ônibus escolar de Santana do Mundaú | @ Assessoria
Santana do Mundaú
Educação de Santana do Mundaú renova pneus da frota de ônibus escolares

Os serviços de substituição já foram iniciados; e além disso, todos os veículos passaram por uma revisão mecânica completa.


Assessoria
Santana do Mundaú
Assistência Social de Santana no Mundaú promove aulão de dança em celebração ao Dia da Mulher

Com muita música e animação, as participantes também participaram de um descontraído desfile e de um sorteio de brindes.