publicidade
publicidade
Santana do Mundaú

Frutec: Projeto visa melhorias para produção de frutas em Santana do Mundaú

Projeto está ajudando a melhorar a qualidade das plantações de frutas de um grupo de 24 agricultores do município

Publicado: | Atualizado em 11/02/2019 13:26


Projeto está ajudando a melhorar a qualidade das plantações de frutas de um grupo de 24 agricultores do município (Crédito: André Palmeira)
Projeto está ajudando a melhorar a qualidade das plantações de frutas de um grupo de 24 agricultores do município (Crédito: André Palmeira)

Santana do Mundaú – Um projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ar/AL), está ajudando a melhorar a qualidade das plantações de frutas de um grupo de 24 agricultores do município de Santana do Mundaú. Eles aprendem a aplicar novas técnicas de plantio e com isso aumentam a produtividade e os lucros.

Luana Torres, agrônoma e responsável pelo Frutec, explicou que o projeto passa por algumas etapas. “Os agricultores passaram pela fase de diagnóstico, onde eles tiveram três meses para fazer todo o levantamento da propriedade, que incluem se ele tem potencial para irrigação ou o que ele tem construído na propriedade, entre outras”.

A agrônoma disse ainda que alguns proprietários não tinham o hábito de anotar o que realizavam na propriedade, dificultando um pouco na coleta de dados. “Alguns tinham alguns dados mais refinados anotados, o que facilitou o trabalho do técnico. Outros tiveram que ser um trabalho mais apurado, devido ao hábito de não anotar o que acontece na propriedade”.

Por fim, Luana destacou que após as análises, começa a fase de planejamento estratégico, onde é definido o que será realizado na propriedade e na plantação. “O técnico senta com esses produtores, onde fazem o planejamento: ‘o potencial da sua propriedade é esse? Então vamos trabalhar isso aqui’. Planeja-se a longo prazo”.

Animado com os resultados, o agricultor Manoel Ferreira, diz que já tem desfrutado dos benefícios do projeto. “O técnico chegou com um vidro de 50 mL e mandou eu aplicar 2 mL a 5 mL em uma bomba de 20 litros de água.  Ai eu disse ‘esse cara ai tá maluco’. Não vou ter futuro não. Eu apliquei, molhei o pé e com três dias apliquei a dosagem que ele mandou”.

+ Padre de Santana do Mundaú é expulso da arquidiocese após vídeo polêmico

Após três dias da aplicação da substância, Manoel disse que voltou a plantação e ficou surpreso com o resultado: a planta já havia florado. “Cada vez que ele vem, ele traz uma sugestão pra mim e estou aderindo o que é repassado. Estou anotando direitinho, pois anoto pra não esquecer a dosagem das aplicações. Ele é o médico. Ele é o médico da propriedade”, disse.

Com os resultados, a agrônoma responsável pelo Frutec, disse que a ideia é ampliar o projeto para outras regiões e outros seguimos de atividades agrícolas. “Queremos ampliar pra todo o estado. Queremos e devemos. Esse foi o projeto piloto, mas já temos um outro projeto em andamento em Major Isidoro. Hoje, o modelo de assistência técnica e gerencial do Senar, ele é o mais completo. Não há no mundo outro modelo de assistência técnica que seja tão completo como esse que foi desenvolvido”.

“Nós queremos ver os produtos desses produtores sendo vendidos tanto aqui dentro estado como pra fora. E nós queremos um aumento de renda para um aumento na qualidade de vida desses produtores”, enfatiza Luana, feliz com o resultado das ações.

*com informações do Globo Rural
veja também

Arthur Freitas durante entrega da reforma da praça | © Assessoria
Santana do Mundaú
Prefeitura de Mundaú entrega reforma da Praça e inaugura acesso no Residencial Jussara

O equipamento de convívio, esporte e lazer foi completamente reestruturado.


Erosão em estrada de Santana do Mundaú | © Reprodução
Santana do Mundaú
Erosão de estrada vicinal põe em risco a vida de moradores da Zona Rural de Santana do Mundaú

Moradores relataram a situação na prefeitura de Santana do Mundaú. Entretanto, até o momento, a estrada permanece do mesmo jeito.


Prefeito Arthur Freitas, durante entrega de equipamento | © Assessoria
Santana do Mundaú
Santana do Mundaú entrega dez novos veículos e distribui fardamentos a servidores

A entrega dos fardamentos foram feitas para os servidores da limpeza pública: garis, motoristas e operadores de máquinas.


Arthur Freitas durante vento | © Assessoria
Santana do Mundaú
Santana do Mundaú comemora 62 anos de emancipação política com importantes entregas

O evento foi encerrado com show artístico para marcar a data especial e celebrar os avanços do município.


Arthur Freitas | © Reprodução
Santana do Mundaú
Santana do Mundaú comemora hoje 62 anos de emancipação política

O prefeito Arthur Freitas, realizou a entrega de veículos, fardamentos para servidores e inaugurou praças na cidade.