Evento encerra mês de prevenção ao suicídio em Santana do Mundaú

Participaram do evento estudantes e profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do município

Secretarias municipais promovem encerramento da Campanha Setembro Amarelo — © Assessoria

Secretarias municipais promovem encerramento da Campanha Setembro Amarelo — © Assessoria

Santana do Mundaú — Centenas de estudantes, professores e profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social participaram, nessa sexta-feira (27), do ato de encerramento em alusão ao Setembro Amarelo. O evento foi realizado na quadra da Escola Monsenhor Clóvis, em Santana do Mundaú.

Com o tema “Prevenção do Suicídio e Automutilação nas Escolas”, o ato teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada – mutilação. A secretária de Saúde Paula Cavalcante destacou a união de esforços de todos que integram a administração em campanhas como essa.

“Ao longo deste mês foram desenvolvidas diversas palestras, dinâmicas de grupo e atividades de conscientização entre os mais diversos públicos usuários dos nossos serviços, como também, para membros da sociedade civil”, disse a secretária.

A secretária de educação Daniele Márcia destacou que as atividades de encerramento do mês de suicídio com os estudantes, foi cuidadosamente pensada. “É importante pensar e agir de forma coletiva com toda a comunidade escolar, família e os próprios alunos, informando, conscientizando e contribuindo para informar e alertar sobre o assunto”, pontuou.

+ Conheça os candidatos ao Conselho Tutelar de Santana do Mundaú 

Também presente no evento, secretária de Assistência Social, Lara Cavalcante, reforçou que durante todo o mês, as ações tiveram o objetivo de chamar a atenção dos usuários, familiares e comunidade, para a prevenção e o preconceito com as doenças mentais.

“Sabemos que o índice do suicídio é grande e temos usuários com predisposição. Por isso, precisamos ficar atentos aos sintomas de depressão, isolamento ou abatimento que pode levar a pessoa a chegar a esse ato extremo. Além de ações de conscientização, fornecemos, permanentemente, todo o suporte necessário”, concluiu.