Em Santana do Mundaú, má condição de estrada dificulta ida de alunos à escola

Alunos pedem que a situação seja resolvida o mais rápido possível

Alunos enfrentam dificuldades por má condição de estrada em Santana do Mundaú (Crédito: BR104)

Alunos enfrentam dificuldades por má condição de estrada em Santana do Mundaú (Crédito: BR104)

Santana do Mundaú – Educação é direito garantido a todo cidadão. Mas, para ter acesso a esse direito, muitos alunos que moram no município de Santana do Mundaú, precisam superar dificuldades por conta da má condição da estrada que dá acesso à Escola Estadual Manoel de Matos.

De acordo com Fabíola, aluna da escola, a condição é incômoda em qualquer época do ano, já que a poeira causa transtornos em dias de sol; quando chove, a lama e o barro gerados impedem a passagem dos pedestres e dos transportes escolares.

Ela destaca ainda a dificuldade dos alunos da zona rural, já que nos povoados as condições das estradas são as mesmas ou ainda piores. “Eu acredito que a principal dificuldade venha dos alunos da zona rural, pois eles moram distante e quando chegam nessa parte, os veículos correm o risco de atolarem e prejudicá-los de assistirem aula, relata a jovem.

+ Cordelista de Santana do Mundaú preserva e renova a literatura de cordel no estado

“É muito difícil, principalmente por conta do outro fardamento que é da cor branca. Então, isso prejudica bastante. Muitos alunos, às vezes, perdem o ônibus e acabam tendo que vim pra escola à pé, correndo o risco de se sujarem”, acrescentou.

Gisélia, pede que a situação seja resolvida o mais rápido possível. “Eu moro aqui no residencial, e como moro perto da escola, sempre venho à pé. Quando está chovendo é bem difícil de chegar na escola, é muita lama. Teve dias que o ônibus teve que parar na ladeira pra não ser assaltado e tivemos que vim a pé. Se asfaltasse essa rua seria bem melhor o acesso”.

A prefeitura de Santana do Mundaú não se pronunciou sobre o caso.