
O livro “Rimas do Mundaú” é o mais novo lançamento do cordelista Cicero Manoel, residente em Santana do Mundaú. O projeto desenvolvido pelo autor e publicado pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EDUNEAL), trata-se de uma “antalogia” de poemas e reúne 16 poetas populares das cidades de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, e São José da Laje, cidades que fazem parte do Vale do Mundaú.
Inspirado na poesia popular, o livro está dividido em cordel, repente e toada, e apresenta ao leitor explicações sobre estes três seguimentos literários. Além disso, o livro aborda temáticas que estão ligadas diretamente à realidade da região da mata de Alagoas e traduz em palavras, o sentimento contido no coração dos homens e mulheres simples do campo, principal fonte de inspiração para livro, segundo o autor.
Sobre o autor
Cícero Manoel nasceu em Garanhuns-PE, em setembro de 1990. Cresceu ajudando a família na roça, no Sítio Ilha Grande, zona rural de Santana do Mundaú-AL, cidade onde reside hoje em dia. Começou a escrever versos com dez anos de idade e aos dezesseis escreveu seus primeiros cordéis. Já publicou mais de 20 cordéis e produz as gravuras que ilustram as capas dos folhetos.
O poeta, além dos folhetos, tem três livros publicados: “Versos de um cordelista” (2014), “Um cordel atrás do outro” (2017) e o seu mais novo lançamento, “Rimas do Mundaú” (2018). Cícero Manoel é membro da Academia Alagoana de Literatura de Cordel (AALC), a qual fundou com outros cordelistas em setembro de 2017. Atualmente, ele é professor e estudante do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
Na próxima quinta-feira (15), Cicero Manoel participa da primeira feira literária de Arapiraca, ao lado de outros autores da poesia popular como: Waldo, Arriete Vilela, Jessier Quirino, José Inácio vieira de melo e Maitê Proença.
Para o Cícero Manoel, o livro é um resgate da poesia popular produzida atualmente no vale do mundaú. “Me sinto feliz e satisfeito por fazer o que gosto”, afirmou ele. Além do Cícero, outros autores fazem parte do livro, divididos entre poetas, repentistas, cordelistas e aboiadores.
Confira a lista:
Ednaldo Alves;
Gilmar da Pindoba;
Madalena Feitosa;
Edmilson Soares;
Everaldo Caetano;
Antônio Henrique;
Lourinho;
José Amauri Clemente;
Ricardo Gonçalves;
Rosana Oliveira,
Waldemar Matias;
Luiz Honorato;
Arany do Gado;
Edpaulo Aboiador;
Melque Zedeque;
Rizomar Ferreira.