publicidade
publicidade
Santana do Mundaú

Cordelista de Santana do Mundaú lança seu novo livro

"Me sinto feliz e satisfeito por fazer o que gosto", diz Cicero

Publicado: | Atualizado em 27/12/2018 07:50


A xilogravura, segundo Cicero, representa as  três categorias de poetas: cordelistas, repentistas e aboiadores (Crédito: Arquivo Pessoal)
A xilogravura, segundo Cicero, representa as três categorias de poetas: cordelistas, repentistas e aboiadores (Crédito: Arquivo Pessoal)

O livro “Rimas do Mundaú” é o mais novo lançamento do cordelista Cicero Manoel, residente em Santana do Mundaú. O projeto desenvolvido pelo autor e publicado pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EDUNEAL), trata-se de uma  “antalogia” de poemas e reúne 16 poetas populares das cidades de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, e São José da Laje, cidades que fazem  parte do Vale do Mundaú.

Inspirado na poesia popular, o livro está dividido em cordel, repente e toada, e apresenta ao leitor explicações sobre estes três seguimentos literários. Além disso, o livro aborda temáticas que estão ligadas diretamente à realidade da região da mata de Alagoas e traduz em palavras, o sentimento contido no coração dos homens e mulheres simples do campo, principal fonte de inspiração para livro, segundo o autor.

Sobre o autor

Cícero Manoel nasceu em Garanhuns-PE, em setembro de 1990. Cresceu ajudando a família na roça, no Sítio Ilha Grande, zona rural de Santana do Mundaú-AL, cidade onde reside hoje em dia. Começou a escrever versos com dez anos de idade e aos dezesseis escreveu seus primeiros cordéis. Já publicou mais de 20 cordéis e produz as gravuras que ilustram as capas dos folhetos.

O poeta, além dos folhetos, tem três livros publicados: “Versos de um cordelista” (2014), “Um cordel atrás do outro” (2017) e o seu mais novo lançamento, “Rimas do Mundaú” (2018). Cícero Manoel é membro da Academia Alagoana de Literatura de Cordel (AALC), a qual fundou com outros cordelistas em setembro de 2017. Atualmente, ele é professor e estudante do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Na próxima quinta-feira (15), Cicero Manoel participa da primeira feira literária de Arapiraca, ao lado de outros autores da poesia popular como: Waldo, Arriete Vilela, Jessier Quirino, José Inácio vieira de melo e Maitê Proença.

Para o Cícero Manoel, o livro é um resgate da poesia popular produzida atualmente no vale do mundaú. “Me sinto feliz e satisfeito por fazer o que gosto”, afirmou ele. Além do Cícero, outros autores fazem parte do livro, divididos entre poetas, repentistas, cordelistas e aboiadores.

Confira a lista:

Ednaldo Alves;
Gilmar da Pindoba;
Madalena Feitosa;
Edmilson Soares;
Everaldo Caetano;
Antônio Henrique;
Lourinho;
José Amauri Clemente;
Ricardo Gonçalves;
Rosana Oliveira,
Waldemar Matias;
Luiz Honorato;
Arany do Gado;
Edpaulo Aboiador;
Melque Zedeque;
Rizomar Ferreira.

veja também

Prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas | © Assessoria
Chuvas em Alagoas
Prefeitura de Santana do Mundaú inicia ações de recuperação do município após enchente

Além das residências, mais de 80 pontos comerciais e diversos prédios públicos sentiram o impacto das chuvas e foram danificados.


Arthur Freitas durante entrega da reforma da praça | © Assessoria
Santana do Mundaú
Prefeitura de Mundaú entrega reforma da Praça e inaugura acesso no Residencial Jussara

O equipamento de convívio, esporte e lazer foi completamente reestruturado.


Erosão em estrada de Santana do Mundaú | © Reprodução
Santana do Mundaú
Erosão de estrada vicinal põe em risco a vida de moradores da Zona Rural de Santana do Mundaú

Moradores relataram a situação na prefeitura de Santana do Mundaú. Entretanto, até o momento, a estrada permanece do mesmo jeito.


Prefeito Arthur Freitas, durante entrega de equipamento | © Assessoria
Santana do Mundaú
Santana do Mundaú entrega dez novos veículos e distribui fardamentos a servidores

A entrega dos fardamentos foram feitas para os servidores da limpeza pública: garis, motoristas e operadores de máquinas.


Arthur Freitas durante vento | © Assessoria
Santana do Mundaú
Santana do Mundaú comemora 62 anos de emancipação política com importantes entregas

O evento foi encerrado com show artístico para marcar a data especial e celebrar os avanços do município.