Relator pede para senadores não mexer na reforma da Previdência

O texto chegou no Senado na tarde dessa quinta-feira (8), após ser aprovado na Câmara

Publicado em: 09/08/19 às 9:43

Por Johny Lucena | BR104


Tasso Jereissati relator da Previdência — © Divulgação
Tasso Jereissati relator da Previdência — © Divulgação

Reforma da Previdência — O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da reforma da Previdência, declarou nessa quinta-feira (8), a necessidade dos senadores da Casa, aprovar a medida sem qualquer alteração. Segundo o relator, uma mudança no texto faria a proposta voltar para análise da Câmara.

“Há uma idéia que me parece também ser consenso aqui: o Brasil não suportaria que esse projeto da Câmara voltasse para a Câmara; e, na Câmara, fosse aberta uma outra comissão especial, o que levaria a outra discussão no plenário, o que faria retornar o projeto para cá e levar essa reforma para o ano que vem.(…) O país não suportaria isso. O nosso país não suportará que uma questão como essa se prolongue tanto tempo”, defendeu.

Além disso, o senador disse que tem a intenção de apresentar seu parecer a respeito da constitucionalidade em até três dias. Tasso ainda afirmou que não tem intenção de mudar nada do que foi aprovado na Câmara, e o que não foi contemplado possa vir por por meio de uma PEC paralela.

+ STF determina permanência de Lula em presídio de Curitiba

No período da tarde, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebeu o texto da reforma da Previdência aprovada pelos parlamentares. A expectativa é que a reforma venha ser aprovada no final de setembro e começo de outubro.

Mesmo sem ter chegado no Senado, parlamentares do Estado de Alagoas já teriam falado sobre o assunto e até mesmo sugerido algumas mudanças no texto original.

Em maio deste ano, o senador Renan Calheiros (MDB), havia dito ao site UOL que: “A cada dia sou mais descrente no resultado favorável desta reforma pelo avassalador desgaste a que o governo tem se submetido.

Além disso, ele ressaltou que a Reforma da Previdência deve ser feita, entretanto, se mostrou contra os itens que chegam a atacar os trabalhadores brasileiros com baixa renda.

+ Decisão judicial pode afastar novamente prefeito de Rio Largo

Para o senador Rodrigo Cunha, a reforma da Previdência precisa de ajustes. Segundo o parlamentar, é necessário ter olhos diferenciados para o BPC e também para a aposentadoria rural:  “Existe um desgaste físico e emocional das pessoas que trabalham no campo. Mexer nesses dois aspectos é um erro”, explicou.

Fernando Collor (Pros), foca seu discurso nos trabalhadores rurais. Segundo ele é preciso diferenciar algumas medidas na reforma: No Norte e no Nordeste, lavradores com pouco mais de 40 anos de idade têm aparência e capacidade física de pessoas de 60 anos. As condições são ainda mais penosas para as mulheres, que geram e cuidam dos filhos, além de proverem água e alimento para a sua família” finaliza o senador.

De acordo com o relator, durante a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, a comissão que ira avaliar a matéria antes da votação no plenário, tem a pretensão de ouvir mais e falar menos.


Prefeitura de União dos Palmares divulga ações na zona rural

Foram utilizados tratores e equipamentos adquiridos pela prefeitura para melhorar o escoamento de água nas estradas de barro e garantir o acesso mesmo em épocas de chuva.

Há 7 minutos atrás | Redação

Filho revela “segredo” de Chico Anysio oculto por 20 anos

Nizo neto falou ao SuperPop sobre os segredo dos bastidores da atuação de Chico Anysio na TV

Há 2 horas atrás | Redação

ASA acerta com 13 novos atletas para reforçar equipe na sequência do Alagoano

O Campeonato Alagoano ainda não tem data definida para seu retorno. Porém, o clube arapiraquense já se articula para a volta da competição

Há 3 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Mulher sofre descarga elétrica e morre presa a fiação em Arapiraca

Vizinhos relataram que a mulher estava sozinha em casa no momento do acidente, e que o esposo dela estava no trabalho.

Há 3 horas atrás | Redação

Fundação Palmares lança projeto ‘Arte do Quilombo’ e vai premiar 20 pessoas no nordeste

Edital premiará 100 propostas de quilombolas e não quilombolas praticantes de expressões culturais afro-brasileiras

Há 4 horas atrás | Redação

Jovem que teve a perna decepada em acidente na BR-104 morre no HGE

O corpo foi liberado para sepultamento na cidade de Murici, onde o paciente residia.

Há 4 horas atrás | Redação

FAF inicia processo de sanitização e desinfecção de Estádios nesta terça-feira (14)

Os trabalhos serão inicialmente executados nos Centros de Treinamentos situados no Sertão de Alagoas

Há 5 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Criança de 5 anos sofre queimaduras pelo corpo após explosão de celular

A criança teve queimaduras nos cabelos, braços, lábios e nariz.

Há 13 horas atrás | Redação

Motociclista bate em cavalo e fica ferido na BR-104 em Branquinha

Segundo a assessoria de comunicação do HGE, o estado de saúde do paciente é delicado. O proprietário do animal não foi localizado.

Há 13 horas atrás | Redação

Com mais um óbito, União dos Palmares chega a 30 mortes por Covid-19

O anexo do Hospital São Vicente de Paulo, recebeu 5 pacientes com Covid-19, destes, 2 foram transferidos e 3 seguem internos na unidade de saúde.

Há 14 horas atrás | Redação