Política

Vereador quer isenção de IPTU e taxa de feirantes em União dos Palmares

As ações têm como objetivo reduzir os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 no município.

Publicado: | Atualizado em 30/03/2021 10:43


Dois projetos de autoria do vereador Ricardo Praxedes (PTB), que deverão ser apresentados na sessão da Câmara desta segunda-feira (29/03), tratam sobre a isenção de tributos, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, durante a pandemia da Covid-19.

O objetivo é evitar mais prejuízos aos empresários, que tiveram perdas nos lucros, por causa do decreto estadual que, entre outras medidas, determinou o fechamento do comércios aos sábados, domingos e segundas-feiras, além de alterar o horário de funcionamento da lojas.

Entre os projetos que devem ser analisados hoje, está um que pede a isenção e remissão da Taxa de Licença para Estabelecimento (TLE), que entre outros benefícios, isenta a concessão inicial de Alvará de Licença para Estabelecimento e de Alvará de Autorização Especial.

“O benefício constituirá um relevante estímulo para que os empreendedores retomem seus negócios e para que novos empreendedores se apresentem”, destaca Ricardo.

Outra medida contida no projeto é a isenção e remissão dos tributos de Autorização de Publicidade (TAP) e de Uso de Área Pública (TUAP), e contempla comerciantes ambulantes em quaisquer logradouros públicos, mercados e praças, bem como os feirantes de feiras livres.

O parlamentar pede ainda, por meio do instituto tributário da remissão, para desonerar, em certos casos, os mesmos estabelecimentos e empreendedores, das taxas TAP e a TUAP – extinguindo eventuais débitos tributários no exercício de 2020, extremamente impactado pela pandemia.

A segunda proposta, de nº 01/2021, dispõe sobre a isenção do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo do exercício de 2020 até quando durar a pandemia mundial da Covid 19, nos termos que especifica e dá outras providências.

“Como é notório, o ano de 2020 e postergado ao ano de 2021 está marcado pela situação de emergência na área da saúde, que afetou diretamente as esferas econômicas e sociais de nosso país e também de nossa cidade, em razão dos períodos de “quarentena” estabelecidos pelo Poder Público, com a consequente suspensão de atividades de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço”, pontuou.

“O impacto de tudo isso trouxe grande diminuição na renda da população, o que acarretou, por via de consequência, a inadimplência de vários débitos dos municípios, dentre eles os tributos e outras exações devidas ao Município”, justificou o vereador.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Sessão esvaziada na camara de vereadores de União dos Palmares
Política
Veja quem pode assumir as vagas de Almir, Sandro e Jailson em caso de cassação

O BR104 realizou o cálculo da redistribuição dos votos, identificando os potenciais substitutos caso o MDB seja condenado pelo TSE


Ministro Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução
Política
Urgente! Moraes muda o voto em processo que pode cassar vereadores de UDP

Inicialmente, o voto do ministro seguia o relator Benedito Gonçalves, que havia negado provimento ao recurso.


Leandro Carlos - @Reprodução
Política
Leandro Carlos aposta suas fichas em Bruno Lopes; “É a hora do povo”

Ele havia ensaiado uma pré-candidatura a vereador, mas acabou optando por se dedicar a cooperar com a oposição


Dode Praxedes e Zé Alfredo - @BR104
Política
Certidão de Zé Alfredo agora depende de Dode Praxedes

Zé Alfredo continua sem Certidão de Quitação Eleitoral


Júnior Menezes ao lado do vereador Jailson Vicente - @Reprodução
Política
Em pré-campanha, Júnior Menezes intensifica visitas na Zona Rural

A presença de Menezes nas comunidades rurais é recebida pelos moradores de forma positiva