Aprovado relatório que pede cassação do mandato de Flordelis

A parlamentar é ré, apontada como a mandante da morte do marido, Anderson do Carmo; agora, o processo será encaminhado para votação em plenário da Casa.

Deputada Flordelis — © Reprodução/Hora Brasília

Deputada Flordelis — © Reprodução/Hora Brasília

Por 16 votos a 1, o Conselho de Ética da Câmara aprovou o relatório que pede a cassação do mandato da deputada federal Flordelis (PSD-RJ). A leitura foi feita nesta terça-feira (08/06), e um pedido de vista coletivo, concedido pelo presidente do colegiado, adiou a votação do parecer.

A deputada é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, pastor Anderson do Carmo, mas ela nega. O relator do processo, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), julgou que a conduta da parlamentar durante as investigações feriram várias vezes o decoro parlamentar.

O único deputado que votou à favor de Flordelis foi Márcio Labre (PSL-RJ). O plenário da Casa ainda precisa dar a palavra final na decisão. Para que a deputada perca o mandato são necessários 257 votos, isto é, a anuência da maioria absoluta dos deputados.

Caso o plenário também referende o parecer aprovado pelo colegiado, a deputada perderá o mandato e, consequentemente, a imunidade parlamentar que a impede de ter o mandado de prisão expedido pela Justiça comum. Ainda não há data para a votação e Flordelis poderá recorrer à CCJ da Casa.