Política

TRE/AL pode suspender repasses do Fundo Eleitoral para partido ligado a Almir Belo

O vereador vai migrar PDT em União dos Palmares após a abertura da 'janela partidária'

Publicado: | Atualizado em 25/01/2024 15:36


Vereador Almir Belo - @BR104
Vereador Almir Belo - @BR104

Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) desaprovou na última terça-feira (23) as contas do Partido Democrático Trabalhista (PDT) referentes ao exercício financeiro de 2020. O julgamento ocorreu no âmbito do processo número 0600070-70.2021.6.02.0000.

A sessão, presidida pelo Desembargador Eleitoral Klever Rêgo Loureiro, contou com a presença dos Desembargadores Eleitorais Alcides Gusmão da Silva, Sérgio de Abreu Brito, Silvana Lessa Omena, Ney Costa Alcântara de Oliveira, Rodrigo Malta Prata Lima e Milton Gonçalves Ferreira Netto. Também estava presente o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Marcelo Jatobá Lôbo.

Esta decisão segue o parecer emitido pelo Ministério Público Eleitoral, representado pelo Procurador Regional Eleitoral, Antonio Henrique de Amorim Cadete. O parecer apontou irregularidades graves nas contas do PDT/AL, incluindo a falta de comprovação adequada de despesas e a ausência de procurações em nome de membros-chave do partido. Estas inconsistências foram consideradas graves o suficiente para comprometer a integralidade da análise das contas.

Conforme apontado no parecer técnico da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE/AL, as irregularidades correspondiam a um percentual expressivo (15,73%) do total arrecadado pelo partido, o que reforçou a recomendação pela desaprovação.

A desaprovação das contas pode ter implicações para o partido, incluindo restrições no acesso a fundos partidários e outras penalidades previstas na legislação eleitoral.

Em União dos Palmares, o PDT segue sem presidente, no entanto, um acordo entre o vereador Almir Belo e o vice-governador Ronaldo Lessa, determinou a migração do parlamentar do MDB para o PDT após a abertura da ‘janela partidária’, além de o sobrinho de Almir, o procurador do município, Alan Belarmino, assumir a presidência do diretório municipal.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeita Ângela Vanessa e Neno da Laje - @BR104
Eleições 2024
A disputa entre Vanessa e Rodrigo que abala a liderança de Neno

Vanessa considera que, como ainda pode ir à reeleição, e tem se mostrado fiel ao grupo político que a elegeu, ela é candidata natural.


Renan Calheiros | © Reprodução
Política
CPI da Braskem suspende reunião após impasse sobre relator

O impasse revela o desafio de conduzir uma investigação que envolve interesses e opõe figuras políticas de peso, como Arthur Lira (PP-AL) e Renan Calheiros (MDB-AL).


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Veja como votaram os senadores de Alagoas no projeto que barra a “saidinha” de presos

Dos 81 senadores que compõem o Senado, 73 marcaram presença, mas somente 66 participaram da votação.


Mano e Zé Alfredo - @Reprodução
Política
A mágoa sem fim de Zé Alfredo com Mano após “empurrão” de Nelito

Talvez por isso Zé já foi visto na reunião de um bloco de oposição à parte, longe de Mano e daqueles que não o apoiaram na eleição anterior.


Paulinho, Tita, Caju e Zé Alfredo - @Reprodução
União dos Palmares
“Excluídos” da oposição se reúnem e criam novo bloco para debater terceira via em União dos Palmares

A reunião foi capitaneada pelo ex-vereador Caju, que tem buscado manter o diálogo entre todas as vozes da oposição, sem exceção.