Política

TRE/AL pode suspender repasses do Fundo Eleitoral para partido ligado a Almir Belo

O vereador vai migrar PDT em União dos Palmares após a abertura da 'janela partidária'

Publicado: | Atualizado em 25/01/2024 15:36


Vereador Almir Belo - @BR104
Vereador Almir Belo - @BR104

Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) desaprovou na última terça-feira (23) as contas do Partido Democrático Trabalhista (PDT) referentes ao exercício financeiro de 2020. O julgamento ocorreu no âmbito do processo número 0600070-70.2021.6.02.0000.

A sessão, presidida pelo Desembargador Eleitoral Klever Rêgo Loureiro, contou com a presença dos Desembargadores Eleitorais Alcides Gusmão da Silva, Sérgio de Abreu Brito, Silvana Lessa Omena, Ney Costa Alcântara de Oliveira, Rodrigo Malta Prata Lima e Milton Gonçalves Ferreira Netto. Também estava presente o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Marcelo Jatobá Lôbo.

Esta decisão segue o parecer emitido pelo Ministério Público Eleitoral, representado pelo Procurador Regional Eleitoral, Antonio Henrique de Amorim Cadete. O parecer apontou irregularidades graves nas contas do PDT/AL, incluindo a falta de comprovação adequada de despesas e a ausência de procurações em nome de membros-chave do partido. Estas inconsistências foram consideradas graves o suficiente para comprometer a integralidade da análise das contas.

Conforme apontado no parecer técnico da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE/AL, as irregularidades correspondiam a um percentual expressivo (15,73%) do total arrecadado pelo partido, o que reforçou a recomendação pela desaprovação.

A desaprovação das contas pode ter implicações para o partido, incluindo restrições no acesso a fundos partidários e outras penalidades previstas na legislação eleitoral.

Em União dos Palmares, o PDT segue sem presidente, no entanto, um acordo entre o vereador Almir Belo e o vice-governador Ronaldo Lessa, determinou a migração do parlamentar do MDB para o PDT após a abertura da ‘janela partidária’, além de o sobrinho de Almir, o procurador do município, Alan Belarmino, assumir a presidência do diretório municipal.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.