Política

Subsecretários dos EUA citam relatórios da ONU para criticar fala de Lula sobre Nicolás Maduro

"Nós não podemos ver esses temas como relativos ou dignos de narrativas, são absolutos", disse o subsecretário Brian Nichols.

Publicado:


Subsecretário de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols | Foto: Reprodução
Subsecretário de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols | Foto: Reprodução

Representantes dos Estados Unidos condenaram as declarações do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas quais ele defende que foram criadas “narrativas” contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O assessor do presidente norte-americano Joe Biden, Juan González, elogiou a “coragem” dos presidentes latino-americanos por se manifestarem contra a fala de Lula.

Juan González, secretário de Biden na América Latina, parabenizou os presidentes Gabriel Boric, do Chile, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai, por terem se posicionado contra a declaração de Lula em que o regime de Nicolás Maduro é descrito como vítima de uma “narrativa” montada contra ele. O assessor destacou a importância de identificar as questões como elas realmente são.

“Nós não podemos ver esses temas como relativos ou dignos de narrativas, são absolutos. Vamos ter um debate sobre políticas e sanções, sobre como promover o diálogo, mas temos que identificar as coisas como são”, afirmou o representante dos EUA.

Gabriel Boric, em pronunciamento na terça-feira (30/5), ressaltou que não se pode fechar os olhos para o que acontece no país governado por Maduro. No mesmo dia, Luis Lacalle Pou expressou surpresa ao ouvir a afirmação de que a Venezuela não é democrática e que isso seria apenas uma “narrativa”.

Na quinta-feira (1º), o subsecretário de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols, em entrevista a jornalistas, afirmou que Lula não pode negar algo que está documentado por organismos internacionais.

“Relatórios internacionais da ONU, da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e outros explicam a realidade da Venezuela. Não é uma narrativa. É algo que foi documentado por organizações internacionais ao longo dos anos”, destacou Brian Nichols.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.


Encontro de Zé Alfredo com Alfredo Gaspar - @Reprodução
Política
Zé Alfredo e Caju se reúnem com Alfredo Gaspar em Maceió

O encontro marca um ponto de discussão sobre as eleições municipais de 2024


Deputada Amália Barros ao lado de Michelle Bolsonaro - @Reprodução
Política
Deputada Amália Barros morre aos 39 anos após complicações de saúde

Amália Barros, deputada e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, falece aos 39 anos após complicações de saúde.