Senador Girão quer convocar Alexandre Ayres para CPI; Aziz discorda

O parlamentar disse que "quem não tem cão, caça com gato", justificando que, como a CPI não pode convocar governadores, pode convocar os secretários.

Senador Eduardo Girão - @reprodução

Senador Eduardo Girão - @reprodução

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou na reunião desta quarta-feira (23/6), na CPI da Covid-19, um requerimento em que pede a convocação dos secretários de Saúde de alguns estados do Nordeste, incluindo o secretário de Alagoas, Alexandre Ayres.

“Já que a gente não pode trazer os governadores aqui, pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), vamos trazer os secretários de Saúde do estado da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte”, disse o senador.

O parlamentar disse ainda que “quem não tem cão, caça com gato”, justificando que, como a CPI não pode convocar governadores, ela pode convocar os secretários.

A proposta de Girão foi rapidamente refutada pelos senadores Omar Aziz, presidente da CPI, e Randolfe Rodrigues, vice-presidente, que recusaram o pedido. Para os senadores, se os secretários fossem convocados para a CPI, teria que ser prorrogada mais de 10 vezes.