Política

Senado aprova recondução ilimitada de conselheiros tutelares

O texto, que acaba com o limite de apenas uma reeleição para os conselheiros, segue para sanção presidencial

Publicado: | Atualizado em 11/04/2019 10:43


O texto, que acaba com o limite de apenas uma reeleição para os conselheiros, segue para sanção presidencial (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O texto, que acaba com o limite de apenas uma reeleição para os conselheiros, segue para sanção presidencial (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Política -O Senado aprovou nessa quarta-feira (10) o Projeto de Lei (PL) que permite a recondução ilimitada dos conselheiros tutelares em seus cargos. O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Atualmente, o estatuto permite apenas a reeleição de membros dos conselhos tutelares por apenas uma vez. O texto segue para sanção presidencial.

O argumento do autor do projeto, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), é que a recondução única dos membros dos conselhos tutelares “prejudica a boa gestão” dos conselhos. São cinco os conselheiros, escolhidos pela população por meio de eleição, com mandato de quatro anos.

O argumento do deputado foi acolhido pelos senadores em plenário. “Acredito que a possibilidade dos conselheiros, a depender do julgamento popular acerca do trabalho que vierem a fazer, poderem continuar é relevante, importante”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) acrescentou que os conselheiros conquistam a confiança da comunidade e que cabe à própria comunidade decidir se o mandato deles será longo ou não. Ela destacou ainda que o Brasil é líder no ranking de violência contra crianças e adolescentes da América Latina. E são os conselheiros tutelares que fazem o trabalho preventivo.

+ Aprovada lei que permite conselheiros tutelares serem reconduzidos ao cargo

“O conselheiro começa num trabalho preventivo, aconselhando as famílias, ficando amigo, e denunciando quando percebe algo errado. O que pesa na vida deles, que são eleitos para quatro anos, é a confiança da família de ter coragem de denunciar porque conhecem, moram na comunidade. A comunidade tem o direito de votar neles quantas vezes forem necessárias”, disse.

Para o relator, senador Lucas Barreto, não há motivos para limitar o número de reeleições nos conselhos tutelares. “As eleições para o Poder Legislativo já admitem reeleições ilimitadas, sem que isso suscite grandes questionamentos dentro da ciência política”, argumentou em seu relatório. “Mais razoável parece-nos, como observa o autor da matéria, delegar a decisão sobre a adequação de novas reconduções ao poder de escolha da população”.

*com Agência Brasil

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Confira o voto dos senadores de Alagoas na PEC que criminaliza a posse de drogas

Após a aprovação pelo Senado, a PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também deve ser aprovada para que a emenda constitucional seja implementada.