Seis vereadores eleitos anunciaram que não participarão da cerimônia de posse do prefeito Júnior Menezes e do evento conjunto que marca a posse dos vereadores de União dos Palmares, programado para 1º de janeiro de 2025. A decisão foi confirmada ao BR104, e os parlamentares justificam a ausência como forma de protesto contra o que chamaram de “quebra de acordo” por parte do prefeito eleito.
Os vereadores Milton do Complementar, Nenzinha, Thor Vicente, Miriam da Barra, Manoel Messias e Marcos Filho afirmaram que a posse dos seis ocorrerá em um segundo momento, em cerimônia que será realizada na Câmara Municipal.
O grupo aponta que havia um entendimento político anterior relacionado à eleição para a presidência da Câmara, mas que o compromisso teria sido desfeito. Não foram dados mais detalhes sobre o acordo mencionado.
A cerimônia de posse do prefeito e dos demais vereadores será realizada conforme previsto, com participação de lideranças locais e da população. Até o momento, o prefeito eleito não se manifestou sobre a ausência dos vereadores do G6 no evento oficial.
Próximos passos
A posse separada dos seis vereadores está prevista para acontecer no mesmo dia, em um horário a ser definido. A ausência do grupo no evento conjunto marca um início de legislatura com disputas políticas em evidência.
A eleição para a presidência da Câmara Municipal, um dos pontos centrais do impasse, deverá ocorrer nessa segunda-feira (30).