Segundo turno presidenciável bate recorde de abstenção desde 1998

Foram aproximadamente 31.370.372 eleitores que não comparecerão ao segundo turno das eleições de 2018

Imagem ilustrativa - Credito / Iinternet

Imagem ilustrativa - Credito / Iinternet

As eleições já acabaram, e deixa recorde de abstenção no segundo turno desde o ano de 1998. Foram cerca de 31.370.372 brasileiros que não compareceram às urnas nesse segundo turno.

O total representa aproximadamente 21,3% do eleitorado brasileiro. Essa taxa ainda não está sendo somada com os votos nulos e em brancos, que juntos somam quase 10%.

Alguns analistas políticos como Creomar de Souza, também professor da universidade Católica de Brasília, disse que esse alto índice de abstenção é o retrato da polarização do processo eleitoral. “Uma eleição muito polarizada expulsa os moderados”, diz o professor.

No ano de 1994, quando o partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu o trono presidenciável, a abstenção chegou ao número de 29% dos eleitores. Já nas eleições seguintes, mais precisamente no ano de 2002, por conta da aprovação e reeleição de Fernando Henrique em 1998, a taxa chegou à 20%.

Quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi para o segundo turno com o tucano José Serra, as pessoas que não compareceram às urnas representaram o total de 17,7% do eleitorado.

Nas eleições de 2006, onde o ex-presidente Lula disputava sua reeleição, foi registrado o menor índice de todos os tempos no quesito de ausência de eleitores nas urnas, foram cerca de 16,8% do eleitorado.

Essa tacha acabou subindo nas eleições onde o Lula apoia Dilma Roussff, onde a taxa chegou em cerca de 18,1%, já em sua reeleição foram aproximadamente 19,4% do eleitorado que não compareceram às urnas.