Política

“Toc, toc, toc”: Rui Palmeira prevê operação da PF no IPREV Maceió após ação no Rio

O ex-prefeito Rui Palmeira utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (23 para cobrar celeridade da Polícia Federal em investigação sobre investimentos do IPREV Maceió em "letras podres".

Atualizado 6 dias atrás
Rui Palmeira aparece em frente à sede da Polícia Federal com placa institucional ao fundo em registro externo
Rui Palmeira em frente à sede da Polícia Federal, em imagem de arquivo. (Foto: Reprodução)

MACEIÓ (AL) — O ex-prefeito Rui Palmeira afirmou que a Polícia Federal (PF) deve deflagrar uma operação no IPREV Maceió para investigar a perda de R$ 117 milhões em investimentos considerados irresponsáveis pela gestão atual.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (23), em frente à sede da Superintendência da PF em Alagoas.

Segundo Rui Palmeira, a gestão do prefeito João Henrique Caldas (JHC) aplicou recursos dos aposentados e pensionistas em “letras podres” do Banco Master.

Assista:

O ex-prefeito traçou um paralelo com a operação da PF ocorrida hoje no Rio de Janeiro, que atingiu o fundo Rio Previdência pelo mesmo tipo de investimento.

“Hoje aconteceu uma operação da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em cima do Rio Previdência, que aplicou em letras podres do Banco Master, a mesma coisa que aconteceu aqui no nosso prédio em Maceió”, declarou Palmeira em vídeo.

Ele reiterou que protocolou a denúncia formal na Polícia Federal em 25/11/2025.

Prefeito JHC e a crise do Banco Master - @Reprodução

Prefeito JHC e a crise do Banco Master – @Reprodução

Qual o valor perdido pelos aposentados de Maceió?

O montante citado na denúncia chega a R$ 117 milhões de reais. Palmeira afirma que o valor foi “jogado no ralo” devido a decisões de investimento que ignoraram riscos financeiros.

“Tenho certeza que breve, breve, a Polícia Federal vai bater na porta da Previ e vai apurar todas as irregularidades”, afirmou o ex-prefeito.

O investimento em ativos de alto risco, apelidados de “letras podres”, é o centro da disputa política em Maceió. Rui Palmeira alega que sofre tentativas de intimidação e processos na Câmara Municipal por manter as críticas à gestão do IPREV e da prefeitura.

Até o fechamento desta reportagem, a Prefeitura de Maceió e a diretoria do IPREV não haviam divulgado notas oficiais respondendo especificamente ao vídeo de Rui Palmeira.

O espaço segue aberto para manifestação dos citados. Investidores e servidores podem acompanhar dados oficiais sobre fundos de previdência no portal da Secretaria de Previdência.

O portal BR104 continuará monitorando se a Polícia Federal de Alagoas dará seguimento à denúncia protocolada no final do ano passado.

Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.