Rodrigo Pacheco acredita na derrubada do veto à Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc foi vetada integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro, que acredita que o texto não atende ao interesse público.

Rodrigo Pacheco Lei Aldir Blanc | © Fabio Rodrigues Pozzebom

Rodrigo Pacheco Lei Aldir Blanc | © Fabio Rodrigues Pozzebom

Devido à Covid-19, algumas áreas foram intensamente prejudicadas economicamente. Um dos principais ramos foi a cultura, que foi altamente impactada pelos efeitos da pandemia.

Partindo deste princípio, foi criada a Lei Aldir Blanc, que tinha por objetivo amenizar os impactos causados aos profissionais do ramo cultural. Entretanto, a nova Lei Aldir Blanc foi vetada integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro.

O Planalto alega que o texto, que estende a destinação de recursos à cultura até 2027, é inconstitucional e não atende ao interesse público.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, acredita na derrubada do veto, uma vez que o projeto de criação da lei (PL 795/2021) foi aprovado por unanimidade no Senado.

“Eu imagino que pela força que esses projetos ganharam no âmbito do Congresso Nacional, a boa aceitação junto aos parlamentares, pode sim haver uma tendência à derrubada do veto. Mas é algo também que não é uma decisão da presidência do Congresso e sim da maioria dos senadores e deputados federais”, disse ele.

Ainda em sua fala, Pacheco garante que se comprometerá e que “o veto será submetido em uma sessão do Congresso Nacional que será marcado oportunamente”.