Renata ou Gabriela? Família Freitas deverá lançar candidata a deputada estadual

Agora são três cidades comandadas pela família de políticos.

Gabriela Yasmine e Renata Freitas

Gabriela Yasmine e Renata Freitas

A influência política da família Freitas na Zona da Mata de Alagoas se consolidou de vez nas eleições de 2020. Agora são três cidades comandadas pela família de políticos.

Apesar de não contar com o apoio da maioria da população palmarina, Areski Freitas (MDB), o Kil, foi reeleito prefeito da maior cidade da região e quinto maior colégio eleitoral do estado. Arthur Freitas (MDB) também conseguiu se reeleger em Santana do Mundaú, e Neno Freitas (MDB), pai de Arthur e primo de Kil, voltou a comandar o município de Branquinha.

Mesmo sendo aliados de primeira hora da família Calheiros, os Freitas não terão dificuldades caso sigam com a intenção natural de ter também um representante na assembleia legislativa, já que saíram das ultimas eleições como parceiros ainda mais fortes e fundamentais na região.

Ter um representante dos Freitas na assembleia aumentaria não apenas o protagonismo da família na política estadual, mas também devolveria a força da região, que até tem o deputado Olavo Calheiros (MDB), natural de Murici, porém sem muita identificação com as demais cidades.

Renata ou Gabriela?

Ana Renata é o provável nome da família para disputar a cadeira no legislativo estadual, apesar do nome de Gabriela, esposa do prefeito de União dos Palmares, seguir forte por conta do projeto político do marido, que quer a mesma na chapa majoritária em 2024.

Renata é esposa de Neno Freitas, mãe do prefeito de Santana do Mundaú e ex-prefeita do município de Branquinha por dois mandatos consecutivos. Por contar com uma grande popularidade na região, devido ao carisma que lhe é peculiar, Ana Renata já conta com os “ingredientes” necessários para uma provável disputa.

A necessidade imposta pela nova legislação eleitoral de ter pelo menos 30% de candidaturas femininas na disputa proporcional, também favorece a indicação dos Freitas, que como grupo político, são os únicos que se apresentam com capital político capaz de viabilizar uma candidatura vitoriosa na disputa proporcional de 2022.