Renan Calheiros critica decisão da CBF e Conmebol de realizar Copa América no Brasil

O senador chamou de "escárnio" a decisão do governo federal de aceitar a realização do evento no país.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), durante a sessão da CPI da Covid — © Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), durante a sessão da CPI da Covid — © Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB), classificou a decisão do governo federal de aceitar a realização da Copa América no Brasil de “escárnio”, diante da situação pandêmica que o país tem vivenciado. Ainda segundo o senador, a postura da CBF e da Conmebol é de “negacionismo”.

O pronunciamento de Renan Calheiros veio logo após o anúncio de que o Brasil será o país onde o evento deve ser realizado em 2021. Vale lembrar que, Argentina e Colômbia abriram mão de realizar o evento pelo momento político que vêm enfrentando.

No Twitter, Renan Calheiros disse: “com mais de 462 mil mortes sedear a Copa América é um campeonato da morte”. O senador chamou de “negacionistas” o governo, a Conmebol e a CBF.

Desde o ano passado, o Brasil vem realizando competições nacionais e estaduais. Em Alagoas, por exemplo, estado onde o senador foi eleito e tem o filho como governador, as competições estaduais foram sediadas.

No entanto, diante da magnitude da Copa América, e o número de pessoas que acompanham o evento, a principal preocupação do relator seria o número de desportistas de outros países que entrariam no Brasil, em um momento onde o país luta contra uma possível terceira onda da Covid-19.