publicade
Política

Reeleição de Marcelo Victor desafia restrições do STF e estabelece novo entendimento

Caso do presidente da ALE-AL serve como referência para Assembleias Estaduais que buscam recondução de seus líderes.

Publicado: | Atualizado em 10/03/2025 14:34


Deputado Marcelo Vitor - @Reprodução
Deputado Marcelo Vitor - @Reprodução

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a reeleição de Marcelo Victor como presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) tem reverberações em outros estados, especialmente no Amazonas. O caso estabeleceu um precedente jurídico que pode beneficiar o deputado estadual Roberto Cidade, reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), cujo mandato enfrenta questionamentos.

A discussão gira em torno da jurisprudência do STF sobre a limitação de reconduções sucessivas nos parlamentos estaduais. Em 2021, a Corte estabeleceu na ADIn 6.524 que presidentes das Assembleias Legislativas só podem ser reeleitos uma única vez consecutivamente. No entanto, uma modulação de efeitos definiu que eleições ocorridas antes de 7 de janeiro de 2021 não seriam consideradas para efeito de inelegibilidade.

Essa interpretação permitiu que Marcelo Victor, que já estava no comando da ALE-AL antes desse marco temporal, pudesse disputar e vencer novamente a presidência para o biênio 2025/2026. Com base nesse precedente, a ALEAM argumenta que Roberto Cidade deve receber o mesmo tratamento isonômico, uma vez que ele também foi eleito antes de 2021 e não houve tentativa de burla ao entendimento do STF.

Apesar dos argumentos favoráveis à recondução, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer contrário à reeleição de Roberto Cidade, alegando que sua terceira recondução consecutiva viola a jurisprudência do STF. Contudo, o parecer diverge de decisões recentes da própria Corte, que manteve situações semelhantes, como a de Alagoas.

O relator do caso no STF, ministro Cristiano Zanin, solicitou informações à ALEAM e aguarda manifestação para definir o futuro da presidência da Assembleia do Amazonas. O desfecho dessa ação pode consolidar ainda mais o entendimento de que a modulação estabelecida para Alagoas deve ser aplicada em outros estados, afetando o equilíbrio de forças nos legislativos estaduais.

Assuntos Marcelo VitorSTF

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Eudócia Caldas e Bolsonaro | © Assessoria
Política
Maceió entra no radar de Bolsonaro em nova fase de mobilização nacional

Ex-presidente pretende ampliar mobilização no Nordeste e reforçar base política em cidades estratégicas.


Marina Silva e Heloisa Helena - @Reprodução
Política
Crise na Rede: Disputa entre Marina Silva e Heloísa Helena vai parar na Justiça

Briga interna pelo controle da Rede Sustentabilidade coloca Marina e Heloísa em lados opostos. Justiça suspende nomeações e agrava crise.


Banderia do PT - @Reprodução
Política
PT é suspeito de fraudar o próprio partido em Maceió

Número de novos membros dispara e impugnações já chegam a 30% do total no país.


(Foto: Ricardo Stuckert)
Política
Lula destina mais de R$ 300 milhões ao Grupo Globo em apenas dois anos de governo

Os valores, que saem diretamente dos cofres públicos, são justificados pela necessidade de promover ações do governo federal, como campanhas de saúde, educação e programas sociais.