Política

Queiroga fará ‘estudo’ para tratar flexibilização do uso de máscara

Na avaliação do presidente, o uso de máscara deve ser obrigatório apenas para quem esteja infectado com a doença.

Publicado: | Atualizado em 11/06/2021 11:21


Bolsonaro pediu a Queiroga que máscaras não sejam mais obrigatórias para vacinados — © Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro pediu a Queiroga que máscaras não sejam mais obrigatórias para vacinados — © Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou, nesta quinta-feira (10/6), que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para fazer um parecer visando desobrigar o uso de máscaras por pessoas que já foram contaminadas pela Covid-19 ou que estejam vacinadas.

A medida contraria protocolos médicos, que recomendam a proteção, contra o risco de reinfecção e escape das vacinas que esses grupos ainda correm. Na avaliação do presidente, o uso de máscara deve ser obrigatório apenas para quem esteja infectado com a doença.

“Acabei de conversar com um tal de Queiroga, nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”, declarou.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Queiroga disse ter recebido o recado do presidente e confirmou que a Saúde fará ‘estudo’ sobre o uso de máscara para atender ao pedido.”O presidente me pediu que fizesse um estudo para avaliar a situação aqui no Brasil. Então vamos atender essa demanda”, disse o ministro.

No discurso, durante um evento do setor do turismo, Bolsonaro também voltou a criticar a ação de governadores e prefeitos sobre o lockdown e o isolamento parcial. “A quarentena é pra quem está infectado, não é para todo mundo, porque isso destrói empregos. Mata de outra forma o cidadão”, completou.

Vale lembrar que, uma lei aprovada pelo congresso, no ano passado, e sancionada pelo presidente, obriga o uso de máscara de proteção para a circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos. Mudanças nessa lei precisam passar pelo Congresso.

Especialistas recomendam o uso de máscara tanto para quem já está recuperado da Covid como para aqueles que receberam as duas doses da vacina. Entre os motivos, está o fato de que variantes do vírus têm maior potencial de escapar de anticorpos naturais ou produzidos em resposta às vacinas.

Além disso, nenhuma vacina tem 100% de eficácia contra a doença, o que possibilita que até os imunizados adoeçam e transmitam a doença a familiares e amigos. Contudo, estando imunizado, o indivíduo estará protegido contra as formas mais graves da Covid-19.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.