publicade
Política

PT é suspeito de fraudar o próprio partido em Maceió

Número de novos membros dispara e impugnações já chegam a 30% do total no país.

Publicado: | Atualizado em 12/03/2025 15:09


Banderia do PT - @Reprodução
Banderia do PT - @Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou um aumento expressivo no número de filiados em Maceió, com um crescimento de 160%, um dos mais altos do país. O fenômeno faz parte de um movimento nacional da legenda, que adicionou 341 mil novos membros desde outubro. No entanto, o aumento significativo na capital alagoana gerou questionamentos internos e pedidos de impugnação.

De acordo com o partido, 30% das contestações nacionais sobre filiações estão concentradas em Alagoas, o que levanta suspeitas sobre a motivação dos novos cadastros. As impugnações podem ser solicitadas até 15 de março, e a decisão final será tomada pelos diretórios estaduais, com possibilidade de recurso ao diretório nacional.

Lideranças internas do PT demonstraram preocupação com a possibilidade de inchaço artificial, ou seja, filiações em massa feitas exclusivamente para influenciar a eleição interna da legenda. Valter Pomar, da corrente Articulação de Esquerda, criticou o crescimento repentino do partido em locais onde a legenda teve desempenho fraco nas eleições passadas. “É muito comum que se filie com um único objetivo: que os novos filiados compareçam para votar na eleição das novas direções partidárias”, afirmou.

O senador Humberto Costa, presidente interino do PT, afirmou que todas as contestações serão analisadas. Ele também justificou o crescimento do partido em algumas cidades pela vitória em prefeituras no último pleito, tornando o partido mais atrativo para novas filiações. A legenda defende que o crescimento está dentro dos padrões e que o número de impugnações segue um índice considerado aceitável dentro da política partidária.

Assuntos PT

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Areski Freitas e Almir belo - @Reprodução
Política
Foto ao lado de Areski Freitas gera mal-estar entre Almir Belo e Remi Calheiros

Foto viralizada em grupos de WhatsApp levanta suspeitas sobre possível rompimento entre Almir Belo e o deputado estadual Remi Calheiros.


Jair Bolsonaro - @Reprodução
Política
Julgamento de Bolsonaro começa hoje no STF por tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente é acusado de liderar articulação para impedir posse de Lula após derrota nas eleições de 2022.


Júnior Menezes - Foto: Alysson Santos/BR104
Política
Mandato de Júnior Menezes pode ser prorrogado até 2030 com nova PEC

Prefeito de União dos Palmares pode ganhar dois anos extras de mandato caso unificação das eleições seja aprovada no Senado.


Eudócia Caldas e Bolsonaro | © Assessoria
Política
Maceió entra no radar de Bolsonaro em nova fase de mobilização nacional

Ex-presidente pretende ampliar mobilização no Nordeste e reforçar base política em cidades estratégicas.


Marina Silva e Heloisa Helena - @Reprodução
Política
Crise na Rede: Disputa entre Marina Silva e Heloísa Helena vai parar na Justiça

Briga interna pelo controle da Rede Sustentabilidade coloca Marina e Heloísa em lados opostos. Justiça suspende nomeações e agrava crise.