Política

Projeto impede a suspensão de aulas presenciais durante a pandemia

A proposta foi apresentada no Senado nesta quarta-feira (5). A pauta inclui um texto que classifica a educação como ‘serviço essencial’.

Publicado: | Atualizado em 06/05/2021 09:12


Pauta inclui texto que classifica educação como ‘serviço essencial’ — © Pref. Barueri
Pauta inclui texto que classifica educação como ‘serviço essencial’ — © Pref. Barueri

Um projeto de lei apresentado no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (05/05), impende a suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades durante a pandemia da Covid-19. A proposta, que tem dividido opinião entre os senadores, pode voltar a ser analisada hoje (6).

Para que a medida tenha eficácia, o projeto inclui o ensino entre os serviços essenciais, de suspensão vedada. Pela proposta – de iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) – haveria exceção no caso de comprovação científica e técnica da necessidade da interrupção das atividades.

Na semana passada, os parlamentares até tentaram dar início à votação, mas o projeto foi retirado de pauta em meio às divergências. Mais de 30 emendas já foram apresentadas. Contudo, o relator, senador Marcos do Val (Podemos-ES), acatou apenas dois ajustes na redação.

Para ele, a proposição “é um pontapé inicial para uma reabertura gradual e responsável, que dependerá de posteriores planejamentos cuidadosos, articulados entre os entes e frutos de diálogos entre gestores, profissionais da educação, pais e estudantes”.

Durante a ordem do dia desta quarta, o senador norte-rio-grandense, Jean Paul Prates (PT), anunciou a apresentação de um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o projeto. O objetivo é discutir com especialistas o retorno seguro das aulas.

A intenção de Prates é realizar o debate já na próxima semana. A reunião está prevista para acontecer no dia 14 de maio e deve contar com a presença de representantes dos ministérios da Educação e da Saúde, Fiocruz, Butantã, representantes dos estudantes, além de outras instituições.

Ainda segundo o senador, é importante discutir o tema sem pressa, com foco na segurança de alunos e professores. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas), informou que colocará o requerimento em pauta nesta quinta-feira, antes da votação da matéria.

*Com informações da Agência Senado

Assuntos

Coronavírus

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Confira o voto dos senadores de Alagoas na PEC que criminaliza a posse de drogas

Após a aprovação pelo Senado, a PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também deve ser aprovada para que a emenda constitucional seja implementada.