Prova de vida de beneficiários do INSS pode sofrer mudança importante; entenda

O objetivo é evitar que as pessoas, principalmente os idosos, gastem recursos em deslocamentos na ida aos bancos, para fazer essa comprovação.

Publicado em: 23/04/21 às 13:13 | Atualizado em 23/04/2021 16:18
Por Gustavo Lopes | BR104


Atualmente suspensa, devido à pandemia, prova de vida deve ser feita a cada 12 meses — © Aniele Nascimento
Atualmente suspensa, devido à pandemia, prova de vida deve ser feita a cada 12 meses — © Aniele Nascimento

Está tramitando no Senado um projeto de lei (PL 385/2021) de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), que dá poder para que os médicos e outras autoridades possam oferecer prova de vida a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O objetivo é evitar os gastos de recursos em deslocamentos na ida aos bancos para fazer essa comprovação. Conforme o texto, ela poderá ser efetuada mediante uma simples remessa, por meios eletrônicos ou pelos Correios, de um atestado para endereços disponibilizados pelo instituto.

“A prova de vida é um drama para a maioria dos idosos, beneficiários da Previdência Social, e também aos beneficiários dos regimes próprios. […] Neste momento de pandemia, os idosos estão, caso precisem comprovar a existência, submetidos a longas filas, aglomerações, gente sem máscara, riscos de contrair o coronavírus, pedintes e golpistas em portarias das agências financeiras”, lamenta o parlamentar.

O atestado deverá trazer os dados de identificação do beneficiário e do profissional que identificou o interessado. Caso não haja médico na localidade, a comprovação pode ser feita enviando um formulário-padrão (assinado por duas testemunhas, preenchido pelo responsável e entregue em agências lotéricas ou dos Correios) ao INSS.

Para os municípios nos quais não houver médicos, outras autoridades poderão dar a prova de vida aos cidadãos da localidade, assumindo a responsabilidade pelos seus atos.

O senador disse “estranhar” esta atribuição ser entregue aos bancos, “que os atendem quase sempre de má vontade”, haja vista o interesse deles em oferecer produtos a aposentados e pensionistas, seus netos e acompanhantes, “sem falar nos empréstimos consignados que desgastam os benefícios em juros”.

*com informação da Agência Senado

Moradores de bairros de União dos Palmares ainda sofrem com falta de água

Desde o último domingo (02/05), os municípes sofrem com um duro desabastecimento, provocado por uma sequência de problemas na Estação de Tratamento do SAAE.

Há 4 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Adelson Andrade: Alagoas vai vacinar presos?

A decisão do governador de Alagoas foi discutida pelo colunista do portal BR104 no podcast desta sexta-feira (7).

Há 4 horas atrás | Johny Lucena

Maceió tem novo cronograma de vacinação contra a Covid-19

O novo calendário anunciado pelo gestor servirá para sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9).

Há 4 horas atrás | Johny Lucena

Governador anuncia prorrogação das medidas restritivas em Pernambuco

Segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado, a decisão foi motivada pelos indicadores da doença que permanecem em estabilidade, mas com patamares ainda elevados.

Há 5 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Bebê dorme nos braços de PM durante ocorrência de maus-tratos em Alagoas

O caso ocorreu no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Quatro crianças e uma adolescente viviam em casa com um ambiente insalubre.

Há 5 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Horóscopo desta sexta-feira (07/05) para o seu signo

No horóscopo de hoje, devido a tensão Lua-Marte os signos precisarão ter domínio de suas reações diante das dificuldades. 

Há 6 horas atrás | Redação

Ocupação de UTI para Covid-19 em Alagoas cai para 70%

Santana do Ipanema é o município de Alagoas com maior taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID, com 93% dos leitos ocupados.

Há 6 horas atrás | Redação

Idosa é atropelada por motociclista na Av. Monsenhor Clóvis, em União

As testemunhas relataram que o condutor ainda parou e tentou prestar socorro à vítima, mas por medo de represália ele deixou o local.

Há 6 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Caixa libera saque do auxílio emergencial para os nascidos em junho

O valor havia sido depositado nas contas digitais dos beneficiários desde o dia 18 de abril.

Há 7 horas atrás | Johny Lucena

Mega-Sena 2.369: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 20 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.369 da Mega-Sena nesta quinta-feira (6). Como não houve ganhadores, o valor acumulou.

Há 7 horas atrás | Redação