publicade
Política

Presidente Lula é alvo de pedido de impeachment na Câmara dos Deputados

A acusação é de suposto crime de responsabilidade relacionado à invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro deste ano.

Publicado: | Atualizado em 03/03/2023 13:33


Presidente Lula | © Reprodução
Presidente Lula | © Reprodução

Na última quinta-feira (2/3), o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL) protocolou um pedido de impeachment contra Lula na Câmara. A acusação é de suposto crime de responsabilidade relacionado à invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro deste ano.

No pedido, Jordy argumenta que houve omissão por parte do governo federal, inclusive de Lula, para evitar as invasões. Ele afirma que as forças de segurança haviam alertado previamente o Planalto sobre os riscos da manifestação e questiona a capacidade do governo em gerir e proteger o país caso não seja capaz de proteger uma região geográfica tão reduzida como a Praça dos Três Poderes.

O deputado também menciona a possibilidade de existência de “False Flags”, ou seja, a participação de pessoas de esquerda infiltradas no movimento de direita para causar abalo emocional e físico aos manifestantes.

Além de Lula, o pedido de impeachment também inclui os ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O documento foi encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O pedido de impeachment ocorre após a oposição reunir o número necessário de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista (CPMI) para investigar os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. O pedido de criação da CPMI foi feito pelo deputado André Fernandes (PL-CE) e recebeu 189 assinaturas na Câmara e 33 no Senado.


Comentários

 
 
 
veja também

JHC - @Reprodução
Política
“Minha solidariedade e orações”, diz JHC sobre explosão que matou três em Maceió

A explosão, que aconteceu na madrugada desta quinta-feira (7), destruiu parte do edifício no bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió, e deixou a comunidade local em choque.


Bolsonaro e Alexandre de Moraes - @Reprodução
Política
Bolsonaro vai pedir autorização a Moraes para ir à posse de Trump

A viagem de Bolsonaro à posse de Trump, caso autorizada, representaria a primeira saída do ex-presidente do país desde a adoção das restrições judiciais.


Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) | © Assessoria
Política
Entenda por que Alagoas pode perder 3 deputados estaduais e 1 federal nas próximas eleições

Essa possível redução tem gerado preocupações entre os representantes alagoanos


Política
Rui Palmeira reconhece avanços de JHC e propõe diálogo sobre Maceió

Rui destacou que diversas obras iniciadas durante sua gestão tiveram continuidade sob a administração de JHC


JHC e Renan Filho
Política
Para onde vão JHC e Renan Filho em 2026

O ministro Renan Filho é o nome para concorrer ao governo do estado