publicade
Política

Presidente Lula é alvo de pedido de impeachment na Câmara dos Deputados

A acusação é de suposto crime de responsabilidade relacionado à invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro deste ano.

Publicado: | Atualizado em 03/03/2023 13:33


Presidente Lula | © Reprodução
Presidente Lula | © Reprodução

Na última quinta-feira (2/3), o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL) protocolou um pedido de impeachment contra Lula na Câmara. A acusação é de suposto crime de responsabilidade relacionado à invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro deste ano.

No pedido, Jordy argumenta que houve omissão por parte do governo federal, inclusive de Lula, para evitar as invasões. Ele afirma que as forças de segurança haviam alertado previamente o Planalto sobre os riscos da manifestação e questiona a capacidade do governo em gerir e proteger o país caso não seja capaz de proteger uma região geográfica tão reduzida como a Praça dos Três Poderes.

O deputado também menciona a possibilidade de existência de “False Flags”, ou seja, a participação de pessoas de esquerda infiltradas no movimento de direita para causar abalo emocional e físico aos manifestantes.

Além de Lula, o pedido de impeachment também inclui os ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O documento foi encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O pedido de impeachment ocorre após a oposição reunir o número necessário de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista (CPMI) para investigar os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. O pedido de criação da CPMI foi feito pelo deputado André Fernandes (PL-CE) e recebeu 189 assinaturas na Câmara e 33 no Senado.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Banderia do PT - @Reprodução
Política
PT é suspeito de fraudar o próprio partido em Maceió

Número de novos membros dispara e impugnações já chegam a 30% do total no país.


(Foto: Ricardo Stuckert)
Política
Lula destina mais de R$ 300 milhões ao Grupo Globo em apenas dois anos de governo

Os valores, que saem diretamente dos cofres públicos, são justificados pela necessidade de promover ações do governo federal, como campanhas de saúde, educação e programas sociais.



Deputado Marcelo Vitor - @Reprodução
Política
Reeleição de Marcelo Victor desafia restrições do STF e estabelece novo entendimento

Caso do presidente da ALE-AL serve como referência para Assembleias Estaduais que buscam recondução de seus líderes.