publicidade
publicidade
Política

Presidente da UVB visitou as Câmaras de Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas

O objetivo das visitas seria para estreitar a relação dos parlamentares com a União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Publicado:


Ricácio Enfermeiro (Cupira-DEM), Denival Melo (MDB) e Dr. Edmilson Henauth (PC do B) | © Divulgação
Ricácio Enfermeiro (Cupira-DEM), Denival Melo (MDB) e Dr. Edmilson Henauth (PC do B) | © Divulgação

O vereador do município de Bonito e presidente da União dos Vereadores do Brasil (Superintendência Pernambuco), Dr. Edmilson Henauth (PC do B), iniciou um ciclo de visitas aos Poderes Legislativos Municipais de Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas, nesta última terça-feira (18/01).

Ricácio Enfermeiro (DEM), vereador de Cupira, esteve junto ao presidente da UVB-PE, recepcionando-o nesta série de visitas. Ricácio já presidiu a Câmara de Cupira por dois mandatos, conhecendo bem os colegas dos legislativos municipais da região.

O objetivo das visitas seria para estreitar a relação dos parlamentares com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade que representa e congrega os vereadores do Brasil, e tem como missão orientar e fortalecer o parlamento municipal para o exercício de um bom mandato.

Bastidores

A última Câmara a ser visitada foi a de Panelas. Esse encontro entre o presidente da UVB e o presidente reeleito – em eleição antecipada para o biênio 2023-24 – da Câmara de Panelas, Denival Melo (MDB), ocorreu em um momento de polêmicas em torno do nome de Denival.

Circula nas redes sociais – especialmente e com muita disposição de integrantes do poder Executivo Panelense – fotos de um encontro “entre amigos”, onde o prefeito Ruben Lima (PSB) aparece em um grande abração com várias personalidades, sendo uma delas o vereador Denival Melo. Para alguns interlocutores políticos, Denival estaria apenas esperando o término das eleições federais para então anunciar apoio total ao atual chefe do Palácio dos Cabanos.

Denival Melo ficou em evidência em 2021 por promulgar vários PLs que o prefeito Ruben Lima não vetou nem sancionou. Isso foi visto pelos eleitores do ex-prefeito Sérgio Mirando como atos de firmeza oposicionista ao psbista Ruben Lima.

Denival sendo um dos líderes da “nova oposição”, estaria jogando um balde de água fria no apoio dos eleitores do MDB em Panelas. Não apenas ele, mas vereadores de oposição como Welington Filho e Mano de Boca da Mata, com suas aparições públicas recentes.

Por outro lado, a cúpula do Executivo enxerga nessa aproximação entre Ruben e Denival, mais uma vez, a capacidade de articulação política do prefeito Ruben, o que teria sido visto com destreza nas articulações das eleições de 2020.

Para os apoiadores de Ruben, trazer para o lado dele nomes da oposição – com mandato ou sem mandato, o que seria o caso da ex-prefeita Joelma Campos – seria uma forma de isolar o vereador Pierre Logan na sua atuação na Câmara agora em 2022.

Pierre é visto como um “cavalo de Tróia” na base do governo, pois algumas de suas ações (segundo a ótica de integrantes do governo) teriam inviabilizado muitas ações do Governo Ruben em 2021.

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE
veja também

Rodrigo Pacheco Lei Aldir Blanc | © Fabio Rodrigues Pozzebom
Política
Rodrigo Pacheco acredita na derrubada do veto à Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc foi vetada integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro, que acredita que o texto não atende ao interesse público.


Ex-prefeito Rui Palmeira - @BR104
Política
Rui pode pedir votos para Ciro em AL e perder voto bolsonarista

O ex-prefeito de Maceió contava com o voto de bolsonaristas para derrotar o candidato dos Calheiros na disputa ao governo de Alagoas.


Lula | © Reprodução
Política
Lula se desculpa com policiais durante discurso no ato das centrais sindicais

Lula disse que o presidente Bolsonaro (PL) "não gosta de gente, gosta de policial". O discurso aconteceu durante um evento feminino no Brasil.


Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) | © Assessoria
Política
Veja quem são os 24 candidatos que disputarão cargos de governador e vice em Alagoas

As eleições indiretas ocorrerão na próxima segunda (2/5), às 10h, no plenário do Parlamento alagoano, em sessão extraordinária exclusiva. 


Sérgio Moro | © Reprodução
Política
Sérgio Moro questiona decisão da ONU contra processos da Lava Jato

Por meio das redes sociais, o ex-juiz questionou a decisão do órgão sobre as condenações contra o ex-presidente Lula.