Política

Presidente da UVB visitou as Câmaras de Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas

O objetivo das visitas seria para estreitar a relação dos parlamentares com a União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Publicado:


Ricácio Enfermeiro (Cupira-DEM), Denival Melo (MDB) e Dr. Edmilson Henauth (PC do B) | © Divulgação
Ricácio Enfermeiro (Cupira-DEM), Denival Melo (MDB) e Dr. Edmilson Henauth (PC do B) | © Divulgação

O vereador do município de Bonito e presidente da União dos Vereadores do Brasil (Superintendência Pernambuco), Dr. Edmilson Henauth (PC do B), iniciou um ciclo de visitas aos Poderes Legislativos Municipais de Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas, nesta última terça-feira (18/01).

Ricácio Enfermeiro (DEM), vereador de Cupira, esteve junto ao presidente da UVB-PE, recepcionando-o nesta série de visitas. Ricácio já presidiu a Câmara de Cupira por dois mandatos, conhecendo bem os colegas dos legislativos municipais da região.

O objetivo das visitas seria para estreitar a relação dos parlamentares com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade que representa e congrega os vereadores do Brasil, e tem como missão orientar e fortalecer o parlamento municipal para o exercício de um bom mandato.

Bastidores

A última Câmara a ser visitada foi a de Panelas. Esse encontro entre o presidente da UVB e o presidente reeleito – em eleição antecipada para o biênio 2023-24 – da Câmara de Panelas, Denival Melo (MDB), ocorreu em um momento de polêmicas em torno do nome de Denival.

Circula nas redes sociais – especialmente e com muita disposição de integrantes do poder Executivo Panelense – fotos de um encontro “entre amigos”, onde o prefeito Ruben Lima (PSB) aparece em um grande abração com várias personalidades, sendo uma delas o vereador Denival Melo. Para alguns interlocutores políticos, Denival estaria apenas esperando o término das eleições federais para então anunciar apoio total ao atual chefe do Palácio dos Cabanos.

Denival Melo ficou em evidência em 2021 por promulgar vários PLs que o prefeito Ruben Lima não vetou nem sancionou. Isso foi visto pelos eleitores do ex-prefeito Sérgio Mirando como atos de firmeza oposicionista ao psbista Ruben Lima.

Denival sendo um dos líderes da “nova oposição”, estaria jogando um balde de água fria no apoio dos eleitores do MDB em Panelas. Não apenas ele, mas vereadores de oposição como Welington Filho e Mano de Boca da Mata, com suas aparições públicas recentes.

Por outro lado, a cúpula do Executivo enxerga nessa aproximação entre Ruben e Denival, mais uma vez, a capacidade de articulação política do prefeito Ruben, o que teria sido visto com destreza nas articulações das eleições de 2020.

Para os apoiadores de Ruben, trazer para o lado dele nomes da oposição – com mandato ou sem mandato, o que seria o caso da ex-prefeita Joelma Campos – seria uma forma de isolar o vereador Pierre Logan na sua atuação na Câmara agora em 2022.

Pierre é visto como um “cavalo de Tróia” na base do governo, pois algumas de suas ações (segundo a ótica de integrantes do governo) teriam inviabilizado muitas ações do Governo Ruben em 2021.

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Gabriela Freitas - @BR104
Política
Primeira-dama de União dos Palmares pode ficar inelegível por oito anos

O TSE formou maioria para condenar o diretório do MDB, que era presidido por Gabriela Yasmine em 2020


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
TSE forma maioria para cassar vereadores de União por fraude à cota de gênero

A expectativa agora é para a sentença, que além de cassar os mandatos, pode deixar os vereadores inelegíveis por oito anos.


Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.